Jovens estudantes do ensino médio, o trabalho e a educação financeira (EF) em foco
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2026v28id5547Palavras-chave:
ensino médio, trabalho, educação financeira.Resumo
Este texto apresenta resultados de uma pesquisa que buscou analisar o que destacam os estudantes do Ensino Médio sobre as relações que estabelecem com o trabalho e o ensino da Educação Financeira. Consiste numa pesquisa qualitativa com estudantes de uma escola pública do território catarinense. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com os/as jovens e o tratamento dos dados ocorreu dentro dos princípios da análise de conteúdo. Nos resultados, percebemos que a Educação Financeira na escola não é apenas uma disciplina comum, que logo deixará de ser utilizada, mas sim um conhecimento que será aplicado durante toda a vida e sua ausência pode impactar negativamente a vida das pessoas por um longo período. Neste sentido, na pesquisa, foi possível observar, por meio dos achados, que alguns estudantes possuem a concepção de que a disciplina de Educação Financeira os auxilia a lidar com situações cotidianas que envolvem conhecer o valor de mercadorias, tomar decisões com dinheiro e administrar suas próprias finanças em alguns momentos, tendo como finalidade economizar para poder investir em suas metas e estar mais conscientes para a o futuro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Tânia Regina Raitz, Daniel de Mello (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .
















