Jovens estudantes do ensino médio, o trabalho e a educação financeira (EF) em foco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2026v28id5547

Palavras-chave:

ensino médio, trabalho, educação financeira.

Resumo

Este texto apresenta resultados de uma pesquisa que buscou analisar o que destacam os estudantes do Ensino Médio sobre as relações que estabelecem com o trabalho e o ensino da Educação Financeira. Consiste numa pesquisa qualitativa com estudantes de uma escola pública do território catarinense. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com os/as jovens e o tratamento dos dados ocorreu dentro dos princípios da análise de conteúdo. Nos resultados, percebemos que a Educação Financeira na escola não é apenas uma disciplina comum, que logo deixará de ser utilizada, mas sim um conhecimento que será aplicado durante toda a vida e sua ausência pode impactar negativamente a vida das pessoas por um longo período. Neste sentido, na pesquisa, foi possível observar, por meio dos achados, que alguns estudantes possuem a concepção de que a disciplina de Educação Financeira os auxilia a lidar com situações cotidianas que envolvem conhecer o valor de mercadorias, tomar decisões com dinheiro e administrar suas próprias finanças em alguns momentos, tendo como finalidade economizar para poder investir em suas metas e estar mais conscientes para a o futuro.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tânia Regina Raitz, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós doutorado em Transições Acadêmicas e Laborais, realizado na Universidade de Barcelona- Espanha. Atualmente é professora e pesquisadora nos cursos de graduação em Pedagogia e Sociologia e do Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. 

     

  • Daniel de Mello, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

    Possui Bacharelado em administração (CNEC), licenciatura em formação pedagógica em pedagogia (UNIASSELVI). Especialista em gestão tributária e finanças (UNIVALI). Mestre em educação (UNIVALI). Doutorando em Educação (UNIVALI). Bolsista Capes.

     

     

Downloads

Publicado

19-02-2026

Edição

Seção

Artigos de Demanda

Como Citar

RAITZ, Tânia Regina; MELLO, Daniel de. Jovens estudantes do ensino médio, o trabalho e a educação financeira (EF) em foco. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 28, p. e026002, 2026. DOI: 10.22483/2177-5796.2026v28id5547. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5547. Acesso em: 20 fev. 2026.