AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS NO PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5549

Palavras-chave:

ensino de ciências, relações étnico-raciais, formação de pedagogas.

Resumo

Este artigo, fundamentado nos estudos acerca das Relações Étnico-Raciais no Ensino de Ciências, objetivou analisar as contribuições de uma pesquisa-formação sobre as Relações Étnico-Raciais no Ensino de Ciências dos anos iniciais, para o processo formativo de estudantes de pedagogia.  O presente trabalho, de caráter qualitativo empírico, inclui dados de uma pesquisa de mestrado realizada com 37 estudantes de pedagogia de uma universidade pública do estado da Bahia, Brasil. Para a produção dos dados, foram utilizados os Diários de Aula online, organizados com base na Análise de Conteúdo. Os resultados revelam que um currículo monocultural não contribui para a formação inicial de pedagogas que atuarão nos anos iniciais. Além disso, ficou evidente que o processo formativo contribuiu para a mudança de pensamento das estudantes envolvidas acerca da concepção de “história única” produzida pela branquitude e de como se faz necessário levar as discussões positivas em torno das Relações Étnico-Raciais para as aulas de ciências, de modo a promover uma educação para a cidadania. No que diz respeito às possibilidades de trabalho com as Relações Étnico-Raciais no Ensino de Ciências nos anos iniciais, evidenciou-se que as estudantes vislumbram inicialmente uma reformulação dos currículos escolares, inserindo as ERER como proposição para todos os níveis de escolarização, de modo a cumprir com a obrigatoriedade da Lei 10.639/2003.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Casaes de Brito, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Possui licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Relações e Contemporaneidade (PPGREC - UESB/ODEERE) a nível de Mestrado Acadêmico com área de concentração em Relações Étnicas, Gênero e Sociedade. Doutorando em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEn/UESB), Membro do Grupo de Pesquisa Ensino, Currículo, e Formação de Professores.

Waldemar Borges de Oliveira Júnior, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Possui graduação em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará, e Graduação em Pedagogia pela. FAM Centro Universitário. Mestrado profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas e Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará. Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), atuando no Instituto de Estudos do Xingu (IEX) no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnico-Raciais e Ensino de Ciências e Biologia (GEPRREC/UNIFESSPA) e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (Núcleo GERA-NEAB/UFPA). É associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

Benedito Gonçalves Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Possui graduação em licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atuando na graduação, no Programa de Pós-Graduação-Mestrado Acadêmico em Relações Étnicas e Contemporaneidade e Programa de Pós-Graduação em Ensino-mestrado e doutorado (PPGEN). 

Downloads

Publicado

04-11-2025

Como Citar

BRITO, Rafael Casaes de; OLIVEIRA JÚNIOR, Waldemar Borges de; EUGENIO, Benedito Gonçalves. AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS NO PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025034, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5549. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5549. Acesso em: 9 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos de Demanda