AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS NO PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5549Palavras-chave:
ensino de ciências, relações étnico-raciais, formação de pedagogas.Resumo
Este artigo, fundamentado nos estudos acerca das Relações Étnico-Raciais no Ensino de Ciências, objetivou analisar as contribuições de uma pesquisa-formação sobre as Relações Étnico-Raciais no Ensino de Ciências dos anos iniciais, para o processo formativo de estudantes de pedagogia. O presente trabalho, de caráter qualitativo empírico, inclui dados de uma pesquisa de mestrado realizada com 37 estudantes de pedagogia de uma universidade pública do estado da Bahia, Brasil. Para a produção dos dados, foram utilizados os Diários de Aula online, organizados com base na Análise de Conteúdo. Os resultados revelam que um currículo monocultural não contribui para a formação inicial de pedagogas que atuarão nos anos iniciais. Além disso, ficou evidente que o processo formativo contribuiu para a mudança de pensamento das estudantes envolvidas acerca da concepção de “história única” produzida pela branquitude e de como se faz necessário levar as discussões positivas em torno das Relações Étnico-Raciais para as aulas de ciências, de modo a promover uma educação para a cidadania. No que diz respeito às possibilidades de trabalho com as Relações Étnico-Raciais no Ensino de Ciências nos anos iniciais, evidenciou-se que as estudantes vislumbram inicialmente uma reformulação dos currículos escolares, inserindo as ERER como proposição para todos os níveis de escolarização, de modo a cumprir com a obrigatoriedade da Lei 10.639/2003.
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