DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DIGITAL EM ESCOLAS DO CAMPO NO SEMIÁRIDO PIAUIENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5653

Palavras-chave:

educação do campo, inclusão digital, formação docente.

Resumo

As tecnologias digitais estão presentes e são fundamentais em praticamente todos os setores da vida social. Elas compreendem a tecnologia computacional e das telecomunicações, incluindo a internet e um espectro de dispositivos eletrônicos. A inclusão digital aparece como uma das preocupações que envolvem esse contexto, em especial no que tange à população do campo. Nesta direção, este trabalho procura discutir sobre os desafios para a inclusão digital a partir da investigação sobre as condições e a adoção de tecnologias digitais em escolas do campo situadas em 12 municípios do Semiárido Piauiense, no Brasil. Para isto, foi realizada uma pesquisa exploratória, com a aplicação de formulários a licenciandos, entrevistas com educadores e registros de observação. Os dados foram submetidos à Análise Temática. Os resultados mostraram que os principais desafios encontrados para a inclusão digital em escolas do campo do Semiárido Piauiense estão relacionados com a fragilidade da conectividade, manifestada na sua baixa qualidade, bem como na ausência de laboratórios de informática, e no despreparo e falta de iniciativas dos professores. Destaca-se, também, a falta de projetos de inclusão digital para o referido cenário.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexandre Leite dos Santos Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

    Possui graduação em Física (UFU) e Pedagogia (UNIUBE/UNINTER). Especialista em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. É Professor Adjunto na Universidade Federal do Piauí (UFPI), lotado no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, área Ciências da Natureza, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos, PI). É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI e professor colaborador no Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física, Polo 65, do Instituto Federal do Piauí (IFPI, Picos, PI).

Downloads

Publicado

24-11-2025

Edição

Seção

Dossiê - Tecnologias e acessibilidade na educação presencial, a distância e remota: para ressignificar uma escola inclusiva

Como Citar

DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DIGITAL EM ESCOLAS DO CAMPO NO SEMIÁRIDO PIAUIENSE. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025042, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5653. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5653. Acesso em: 13 dez. 2025.