DESAFIOS PARA A INCLUSÃO DIGITAL EM ESCOLAS DO CAMPO NO SEMIÁRIDO PIAUIENSE
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5653Palavras-chave:
educação do campo, inclusão digital, formação docente.Resumo
As tecnologias digitais estão presentes e são fundamentais em praticamente todos os setores da vida social. Elas compreendem a tecnologia computacional e das telecomunicações, incluindo a internet e um espectro de dispositivos eletrônicos. A inclusão digital aparece como uma das preocupações que envolvem esse contexto, em especial no que tange à população do campo. Nesta direção, este trabalho procura discutir sobre os desafios para a inclusão digital a partir da investigação sobre as condições e a adoção de tecnologias digitais em escolas do campo situadas em 12 municípios do Semiárido Piauiense, no Brasil. Para isto, foi realizada uma pesquisa exploratória, com a aplicação de formulários a licenciandos, entrevistas com educadores e registros de observação. Os dados foram submetidos à Análise Temática. Os resultados mostraram que os principais desafios encontrados para a inclusão digital em escolas do campo do Semiárido Piauiense estão relacionados com a fragilidade da conectividade, manifestada na sua baixa qualidade, bem como na ausência de laboratórios de informática, e no despreparo e falta de iniciativas dos professores. Destaca-se, também, a falta de projetos de inclusão digital para o referido cenário.
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Copyright (c) 2025 Alexandre Leite dos Santos Silva

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