O USO DA TECNOLOGIA TOUCH SCREEN PARA O APRENDIZADO SOCIOAFETIVO DE CRIANÇAS E JOVENS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5658Palavras-chave:
TEA, tecnologia touch screen, aprendizagem socioafetiva.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou o impacto do uso de tecnologias digitais touch screen no aprendizado de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio do desenvolvimento de um aplicativo educativo focado em um jogo de leitura das emoções. Adotando uma abordagem lúdica e dinâmica, a pesquisa explorou como a tecnologia pode ser integrada à educação para apoiar o desenvolvimento socioafetivo desses indivíduos. O aplicativo foi implementado em uma instituição de ensino básica em Niterói, Rio de Janeiro, e os resultados indicaram que crianças e jovens com TEA interagem de forma mais eficaz com a linguagem digital do que com a analógica. A pesquisa evidenciou, ainda, que essas tecnologias podem desempenhar um papel importante no processo de aprendizagem, estimulando a interação e promovendo mediações que vão além do ambiente digital.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Leiliane Domingues da Silva, Dagmar de Mello e Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .
















