O USO DA TECNOLOGIA TOUCH SCREEN PARA O APRENDIZADO SOCIOAFETIVO DE CRIANÇAS E JOVENS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5658

Palavras-chave:

TEA, tecnologia touch screen, aprendizagem socioafetiva.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou o impacto do uso de tecnologias digitais touch screen no aprendizado de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio do desenvolvimento de um aplicativo educativo focado em um jogo de leitura das emoções. Adotando uma abordagem lúdica e dinâmica, a pesquisa explorou como a tecnologia pode ser integrada à educação para apoiar o desenvolvimento socioafetivo desses indivíduos. O aplicativo foi implementado em uma instituição de ensino básica em Niterói, Rio de Janeiro, e os resultados indicaram que crianças e jovens com TEA interagem de forma mais eficaz com a linguagem digital do que com a analógica. A pesquisa evidenciou, ainda, que essas tecnologias podem desempenhar um papel importante no processo de aprendizagem, estimulando a interação e promovendo mediações que vão além do ambiente digital.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leiliane Domingues da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá. Pós-graduação em Neurociências Aplicadas à Aprendizagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pós-graduação em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes, Pós-graduação em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá. Mestrado em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense. Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense. Professora substituta na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP/UERJ.

  • Dagmar de Mello e Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho, Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pós-Doutorado em Filosofia da Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Pós-Doutorado em Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. É Professora Associada da Universidade Federal Fluminense - Faculdade de Educação. Professora permanente dos Programas de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão - Doutorado (PGCTIn) e Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF (PPGE/UFF).

Downloads

Publicado

29-12-2025

Edição

Seção

Dossiê - Tecnologias e acessibilidade na educação presencial, a distância e remota: para ressignificar uma escola inclusiva

Como Citar

O USO DA TECNOLOGIA TOUCH SCREEN PARA O APRENDIZADO SOCIOAFETIVO DE CRIANÇAS E JOVENS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025057, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5658. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5658. Acesso em: 2 jan. 2026.