RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS DA LINHA DE PESQUISA “PRÁTICAS E PROCESSOS FORMATIVOS DE EDUCADORES PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA” DO PROFEI
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5674Palavras-chave:
recurso educacional aberto, educação inclusiva, processo formativo.Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados parciais da pesquisa em andamento intitulada "Análise das dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional da linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva”, vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos de Aprendizagem (GEP-PRoA). Trata-se da análise dos recursos educacionais abertos das dissertações defendidas até 2022 deste núcleo, de uma instituição de ensino superior da região Sul do país. Como procedimento metodológico foi empregada a metapesquisa, identificados, selecionados e analisados sete recursos disponibilizados no site institucional de acordo com formato, temática, modalidade de ensino, público direcionado, componente curricular e condições contempladas e acessibilidade. Conclui-se que os recursos educacionais abertos propõem variedade de meios para apropriação de conhecimento da área como problematização, relatos de experiências, exemplos, trabalhos acadêmicos, literatura, filmes, glossário, esquemas didáticos, entre outros. Entretanto, aspectos relacionados à acessibilidade podem ser mais contemplados e os tipos de formatos, temas, modalidades de ensino, população destinada podem ser ampliados nas futuras pesquisas.
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Copyright (c) 2025 Karen Ribeiro, Débora Regina Gallo, Carla Nunes Alves

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