RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS DA LINHA DE PESQUISA “PRÁTICAS E PROCESSOS FORMATIVOS DE EDUCADORES PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA” DO PROFEI

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5674

Palavras-chave:

recurso educacional aberto, educação inclusiva, processo formativo.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados parciais da pesquisa em andamento intitulada "Análise das dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional da linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva”, vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Processos de Aprendizagem (GEP-PRoA). Trata-se da análise dos recursos educacionais abertos das dissertações defendidas até 2022 deste núcleo, de uma instituição de ensino superior da região Sul do país. Como procedimento metodológico foi empregada a metapesquisa, identificados, selecionados e analisados sete recursos disponibilizados no site institucional de acordo com formato, temática, modalidade de ensino, público direcionado, componente curricular e condições contempladas e acessibilidade. Conclui-se que os recursos educacionais abertos propõem variedade de meios para apropriação de conhecimento da área como problematização, relatos de experiências, exemplos, trabalhos acadêmicos, literatura, filmes, glossário, esquemas didáticos, entre outros. Entretanto, aspectos relacionados à acessibilidade podem ser mais contemplados e os tipos de formatos, temas, modalidades de ensino, população destinada podem ser ampliados nas futuras pesquisas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Karen Ribeiro, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Pedagogia pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Psicologia Social e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Departamento de Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em Ponta Grossa, Paraná. 

  • Débora Regina Gallo, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), especialista em Psicopedagoga clínica e institucional pela Associação Catarinense de Ensino e em Práticas Imersivas na Educação: Metodologias, Tendências e Protagonismo pelo Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus (IELUSC). Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professora do Ensino Fundamental na Prefeitura de Joinville-SC e do Colégio Bonja em Ponta Grossa, Paraná. 

  • Carla Nunes Alves , Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

    Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Goiás, especialista em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento, e em Atendimento Educacional Especializado com Ênfase no Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (FABEC). Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Pedagoga da Prefeitura Municipal de Goiânia, GO. 

Downloads

Publicado

17-12-2025

Edição

Seção

Dossiê - Tecnologias e acessibilidade na educação presencial, a distância e remota: para ressignificar uma escola inclusiva

Como Citar

RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS DA LINHA DE PESQUISA “PRÁTICAS E PROCESSOS FORMATIVOS DE EDUCADORES PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA” DO PROFEI: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025051, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5674. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5674. Acesso em: 21 dez. 2025.