SÍNDROME DE BURNOUT E EFICÁCIA DOCENTE PARA PRÁTICAS INCLUSIVAS
UMA REVISÃO DE ESCOPO
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5705Palavras-chave:
burnout docente, autoeficácia, educação inclusiva.Resumo
A síndrome de burnout é uma condição psicológica associada ao estresse laboral, afetando especialmente profissionais da educação e comprometendo a percepção de autoeficácia. Este estudo teve como objetivo, por meio de uma revisão de escopo, mapear a literatura disponível e fornecer uma visão geral sobre a relação entre burnout, em professores, e a eficácia docente para práticas inclusivas. A metodologia seguiu as diretrizes do Joanna Briggs Institute (JBI) e do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analysis Protocols (PRISMA-SrC), utilizando a mnemônica População, Conceito e Contexto (PCC). A amostra final incluiu seis artigos, majoritariamente publicados na Europa. Os dados indicam que a percepção da eficácia docente para práticas inclusivas pode favorecer a saúde mental dos professores e contribuir para a redução da síndrome de burnout. No entanto, a literatura ainda é incipiente e estudos futuros devem explorar fatores mediadores, causalidade e maior representatividade geográfica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Emile Santos de Almeida, Karine David Andrade Santos, Joilson Pereira Da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .
















