SÍNDROME DE BURNOUT E EFICÁCIA DOCENTE PARA PRÁTICAS INCLUSIVAS

UMA REVISÃO DE ESCOPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5705

Palavras-chave:

burnout docente, autoeficácia, educação inclusiva.

Resumo

A síndrome de burnout é uma condição psicológica associada ao estresse laboral, afetando especialmente profissionais da educação e comprometendo a percepção de autoeficácia. Este estudo teve como objetivo, por meio de uma revisão de escopo, mapear a literatura disponível e fornecer uma visão geral sobre a relação entre burnout, em professores, e a eficácia docente para práticas inclusivas. A metodologia seguiu as diretrizes do Joanna Briggs Institute (JBI) e do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-analysis Protocols (PRISMA-SrC), utilizando a mnemônica População, Conceito e Contexto (PCC). A amostra final incluiu seis artigos, majoritariamente publicados na Europa. Os dados indicam que a percepção da eficácia docente para práticas inclusivas pode favorecer a saúde mental dos professores e contribuir para a redução da síndrome de burnout. No entanto, a literatura ainda é incipiente e estudos futuros devem explorar fatores mediadores, causalidade e maior representatividade geográfica.

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Biografia do Autor

  • Emile Santos de Almeida, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Sergipe (UFS). Especialização em Psicologia Clínica, com enfoque em Teoria Cognitivo-Comportamental pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (GEPPESI).

  • Karine David Andrade Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

    Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Pio Décimo. Pós-Graduada em Logoterapia pelo sistema de Ensino Unilife. Especialização em Psicodrama pela Profint-Profissionais Integrados. Mestra e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Bolsista de Pós-Doutora pelo CNPQ (2024-). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (GEPPESI).

  • Joilson Pereira Da Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e graduação em Estudos Sociais e Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor em Psicologia pela Universidade Complutense de Madri-Espanha. Estágio Pós-Doutoral Sênior em Psicologia na Universidade Autônoma de Barcelona-Espanha, com apoio financeiro da CAPES. Professor Associado do Departamento de Letras Libras e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação, Saúde e Inclusão (GEPPESI).

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Publicado

24-11-2025

Edição

Seção

Dossiê - Tecnologias e acessibilidade na educação presencial, a distância e remota: para ressignificar uma escola inclusiva

Como Citar

SÍNDROME DE BURNOUT E EFICÁCIA DOCENTE PARA PRÁTICAS INCLUSIVAS: UMA REVISÃO DE ESCOPO. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025043, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5705. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5705. Acesso em: 13 dez. 2025.