PRANCHA GRAFOTÁTIL INCLUSIVA PARA O ESTUDO DAS FRAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5718Palavras-chave:
educação inclusiva, recursos didáticos, desenho universal para aprendizagem.Resumo
A inclusão escolar visa superar a lógica segregacionista da educação tradicional, promovendo um ensino equitativo e acessível a todos os estudantes. O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e a Didática Multissensorial são referenciais que podem orientar a criação de recursos didáticos acessíveis, permitindo múltiplas formas de interação e aprendizagem. Este estudo apresenta o desenvolvimento e a avaliação de uma prancha grafotátil para o ensino de frações, concebida para ampliar a acessibilidade de estudantes com deficiência visual. Trata-se de uma pesquisa aplicada, qualitativa, exploratória e descritiva, desenvolvida no âmbito de um projeto de pesquisa e extensão vinculado a um Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica. A prancha foi estruturada com peças manipuláveis em forma de setores circulares, operadores de comparação matemáticos e QR codes táteis que direcionam os estudantes a áudios instrucionais. A avaliação do recurso foi realizada por mestrandos cegos, que analisaram sua acessibilidade, usabilidade e potencial pedagógico. Os resultados indicam que o recurso favorece a aprendizagem ativa, garantindo acessibilidade tátil e auditiva e promovendo uma experiência educacional mais inclusiva. Conclui-se que o uso de recursos multissensoriais pode contribuir significativamente para o ensino de Matemática, beneficiando tanto estudantes com deficiência visual quanto aqueles sem deficiência.
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Copyright (c) 2025 Eduardo de Sousa Veloso, Alexandre da Silva Ferry, Virginia Rita Pereira de Andrade Oliveira

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