INCLUSÃO DE ACADÊMICOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

UMA REVISÃO DE ESCOPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5724

Palavras-chave:

educação inclusiva, ensino superior, pessoas com deficiência visual.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo mapear, por meio de uma revisão de escopo, as barreiras e os facilitadores à inclusão educacional de estudantes com deficiência visual no ensino superior, analisando-os à luz da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner. O problema central investigado refere-se à fragmentação das pesquisas existentes, que abordam o processo de inclusão de forma pontual, sem articulação entre as dimensões de pessoa, processo, contexto e tempo. A revisão foi conduzida conforme o protocolo PRISMA-ScR e as diretrizes do Instituto Joanna Briggs, com busca por artigos nas bases CAPES, SciELO, ERIC, Scopus, Web of Science e Cochrane Library. As evidências reunidas indicam que a inclusão de acadêmicos com deficiência visual ainda se encontra incipiente, sendo abordada de maneira fragmentada, unidimensional e não holística, com predominância de iniciativas isoladas e sem integração. Os resultados reforçam a necessidade de abordagens integradas e sistemáticas.

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Biografia do Autor

  • Lívia Fabiana Saço, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente Fisioterapeuta da Universidade Federal de Juiz de Fora - campi Governador Valadares . 

  • Carmem Silvia de Souza Lima, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

    Possui licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson, bacharelado em Tradução e Interpretação pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas, licenciatura em Letras - Inglês/Português pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas. Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista, especialista em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem pela Universidade do Oeste Paulista. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - Profei/UNESP - na linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva. 

  • Eliana Lúcia Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

    Possui Licenciatura em Educação Física pela UFU. Doutorado e mestrado em Educação Física pela UNICAMP. Pós-doutorado em Avaliação Educacional do Ensino pela Universidade Nacional do Ensino a distância - UNED-Espanha. É Professora Efetiva Titular do Departamento de Fundamentos da Faculdade de Educação Física (UFJF).

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Publicado

16-12-2025

Edição

Seção

Dossiê - Tecnologias e acessibilidade na educação presencial, a distância e remota: para ressignificar uma escola inclusiva

Como Citar

INCLUSÃO DE ACADÊMICOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA REVISÃO DE ESCOPO. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025049, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5724. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5724. Acesso em: 21 dez. 2025.