INCLUSÃO DE ACADÊMICOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
UMA REVISÃO DE ESCOPO
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5724Palavras-chave:
educação inclusiva, ensino superior, pessoas com deficiência visual.Resumo
O presente estudo tem como objetivo mapear, por meio de uma revisão de escopo, as barreiras e os facilitadores à inclusão educacional de estudantes com deficiência visual no ensino superior, analisando-os à luz da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner. O problema central investigado refere-se à fragmentação das pesquisas existentes, que abordam o processo de inclusão de forma pontual, sem articulação entre as dimensões de pessoa, processo, contexto e tempo. A revisão foi conduzida conforme o protocolo PRISMA-ScR e as diretrizes do Instituto Joanna Briggs, com busca por artigos nas bases CAPES, SciELO, ERIC, Scopus, Web of Science e Cochrane Library. As evidências reunidas indicam que a inclusão de acadêmicos com deficiência visual ainda se encontra incipiente, sendo abordada de maneira fragmentada, unidimensional e não holística, com predominância de iniciativas isoladas e sem integração. Os resultados reforçam a necessidade de abordagens integradas e sistemáticas.
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Copyright (c) 2025 Lívia Fabiana Saço, Carmem Silvia de Souza Lima, Eliana Lúcia Ferreira

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