JOGOS ANALÓGICOS FOMENTANDO EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS

PRÁTICAS E POTENCIAIS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5739

Palavras-chave:

experiências educacionais, jogos analógicos, pessoas com deficiência visual.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar o estudo de caso de experiências educacionais centradas em pessoas com deficiência visual, fomentadas por meio dos jogos analógicos. Inicialmente, os jogos serão contextualizados quanto ao seu potencial de proporcionar experiências educacionais informais, não-formais e formais, apoiados por documentos oficiais, documentos produzidos por editoras de jogos, e a aplicação de jogos por docentes em contextos de sala de aula. Então, os jogos serão apresentados como potencializadores de experiências educacionais apropriadas para pessoas com deficiência visual, através de relatos de caso da pesquisa. Por fim, o Design em Parceria será apresentado como uma metodologia potente para proporcionar situações de aprendizagem significativa para pessoas com deficiência visual, mas também como proporcionador de oportunidades educacionais para os designers que a aplicam sobre o contexto desta parcela da população.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Vitor Léste, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

    Possui Graduação em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Doutorando em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente está atuando como Bolsista Visitante na Universidade Lusófona, por meio do Edital CAPES-Print.

  • Carla Sousa , Universidade Lusófona de Lisboa (ULusófona)

    Possui licenciatura em Psicologia pela Universidade Lusófona, em Lisboa (Portugal), instituição onde também concluiu a pós-graduação em Neuropsicologia Aplicada, o mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde e o doutorado em Ciências da Comunicação. Atualmente, integra o Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (CICANT) e atua como professora adjunta nas licenciaturas em Psicologia e Jogos Digitais da Universidade Lusófona.

  • Jackeline Lima Farbiarz, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

    Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), instituição onde também concluiu o mestrado na mesma área. É doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, atua como Vice-Reitora de Extensão e Estratégia Pedagógica da PUC-Rio (VREEP) e como vice-coordenadora da Câmara Regional Sudeste do Fórum de Extensão (FOREXT).

Downloads

Publicado

25-11-2025

Edição

Seção

Dossiê - Tecnologias e acessibilidade na educação presencial, a distância e remota: para ressignificar uma escola inclusiva

Como Citar

JOGOS ANALÓGICOS FOMENTANDO EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS: PRÁTICAS E POTENCIAIS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025045, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5739. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5739. Acesso em: 13 dez. 2025.