JOGOS ANALÓGICOS FOMENTANDO EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS
PRÁTICAS E POTENCIAIS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5739Palavras-chave:
experiências educacionais, jogos analógicos, pessoas com deficiência visual.Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar o estudo de caso de experiências educacionais centradas em pessoas com deficiência visual, fomentadas por meio dos jogos analógicos. Inicialmente, os jogos serão contextualizados quanto ao seu potencial de proporcionar experiências educacionais informais, não-formais e formais, apoiados por documentos oficiais, documentos produzidos por editoras de jogos, e a aplicação de jogos por docentes em contextos de sala de aula. Então, os jogos serão apresentados como potencializadores de experiências educacionais apropriadas para pessoas com deficiência visual, através de relatos de caso da pesquisa. Por fim, o Design em Parceria será apresentado como uma metodologia potente para proporcionar situações de aprendizagem significativa para pessoas com deficiência visual, mas também como proporcionador de oportunidades educacionais para os designers que a aplicam sobre o contexto desta parcela da população.
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Copyright (c) 2025 João Vitor Léste, Carla Sousa , Jackeline Lima Farbiarz

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