CARTAS FALADAS
(RE)IMAGINANDO A DIVERSIDADE HUMANA NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5905Palavras-chave:
estudante universitário, cego, inclusão social.Resumo
Este texto compartilha as reflexões, análises e propostas de um estudo realizado na Universidade Autônoma da Cidade do México (UACM). O objetivo central deste estudo foi revisar as práticas pedagógicas desenvolvidas em instituições de ensino superior e sua relação com o reconhecimento da diversidade humana. Especificamente, o estudo se concentrou no programa Letras Habladas. A pesquisa foi conduzida utilizando uma abordagem qualitativa, empregando entrevistas dialógicas como principal ferramenta metodológica. Por meio dessa conversa, foi possível identificar como certas iniciativas institucionais que visam o reconhecimento da diversidade e a promoção da justiça social estão transformando a prática educacional no ambiente universitário. Os resultados sugerem que o ensino superior está passando por um processo de mudança, impulsionado por compromissos e regulamentações institucionais que promovem a equidade e o respeito às diferenças, o que impacta positivamente na formação de cidadãos críticos e comprometidos com sua realidade. O estudo permitiu não apenas a documentação de boas práticas, mas também a reflexão sobre as possibilidades de uma pedagogia situada, sensível ao contexto e articulada com os princípios de inclusão e transformação social.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Manuela Villada Yepes, Miguel Angel Arias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .
















