CARTAS FALADAS

(RE)IMAGINANDO A DIVERSIDADE HUMANA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2025v27id5905

Palavras-chave:

estudante universitário, cego, inclusão social.

Resumo

Este texto compartilha as reflexões, análises e propostas de um estudo realizado na Universidade Autônoma da Cidade do México (UACM). O objetivo central deste estudo foi revisar as práticas pedagógicas desenvolvidas em instituições de ensino superior e sua relação com o reconhecimento da diversidade humana. Especificamente, o estudo se concentrou no programa Letras Habladas. A pesquisa foi conduzida utilizando uma abordagem qualitativa, empregando entrevistas dialógicas como principal ferramenta metodológica. Por meio dessa conversa, foi possível identificar como certas iniciativas institucionais que visam o reconhecimento da diversidade e a promoção da justiça social estão transformando a prática educacional no ambiente universitário. Os resultados sugerem que o ensino superior está passando por um processo de mudança, impulsionado por compromissos e regulamentações institucionais que promovem a equidade e o respeito às diferenças, o que impacta positivamente na formação de cidadãos críticos e comprometidos com sua realidade. O estudo permitiu não apenas a documentação de boas práticas, mas também a reflexão sobre as possibilidades de uma pedagogia situada, sensível ao contexto e articulada com os princípios de inclusão e transformação social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Manuela Villada Yepes, Universidad de Manizales

    Licenciada en comunicación y gestión cultural. Magister en educación desde la diversidad. Doctoranda en formación en diversidad. Docente e investigadora con más de nueve años de experiencia en instituciones de educación superior en Colombia y con una pasantía doctoral en México. Especialista en procesos formativos con perspectiva de diversidad, género y derechos humanos. 

  • Miguel Angel Arias, Universidad Autonoma de la Ciudad de Mexico (UACM)

    É bacharel e mestre em Pedagogia pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Doutor em Educação Ambiental pela Universidade Autônoma de Madri, Espanha. É professor-pesquisador da Universidade Autônoma da Cidade do México, onde atualmente é coordenador do Programa de Mestrado em Educação Ambiental, É membro do Sistema Nacional de Pesquisadores Nível 2, É membro do Conselho Mexicano de Pesquisas Educacionais e da Rede Ibero-Americana de Meio Ambiente (REIMA). Foi presidente da Academia Nacional de Educação Ambiental do México (2021-2024), da qual é membro fundador.

Publicado

05-11-2025

Edição

Seção

Artigos de Demanda

Como Citar

CARTAS FALADAS: (RE)IMAGINANDO A DIVERSIDADE HUMANA NO ENSINO SUPERIOR . Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 27, p. e025036, 2025. DOI: 10.22483/2177-5796.2025v27id5905. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/5905. Acesso em: 2 jan. 2026.