A MULTIMODALIDADE NA AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA: NOVOS CAMINHOS DE LEITURA, NOVOS LETRAMENTOS

Autores

  • Andréa Moraes

Resumo

Este trabalho investiga como as mais diversas tessituras que compõem o texto influenciam os modos de processamento da leitura e exigem dos leitores novos letramentos. Objetiva-se abordar como textos multissistêmicos trazidos para o contexto escolar têm influenciado os modos de ler e os letramentos exigidos diante dessa mudança. Analisou-se qualitativamente provas do ENEM, entre 2000 e 2010, na seção “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”. A análise foi feita com base nas teorias de Dionisio (2011), Mayer (2009), Kress e Van Leeuwen (1996) e Marcuschi (2007). Os resultados iniciais apontaram que: (i) do ponto de vista cronológico, houve uma mudança no modo de configuração das questões elaboradas no ENEM, com questões imbricando palavras e imagens; (ii) a quebra da linearidade na leitura exige dos leitores novas competências e (iii) nem todos os textos multissistêmicos garantem uma aprendizagem bem sucedida.

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Biografia do Autor

Andréa Moraes

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Como Citar

MORAES, Andréa. A MULTIMODALIDADE NA AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA: NOVOS CAMINHOS DE LEITURA, NOVOS LETRAMENTOS. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 13, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/694. Acesso em: 29 mar. 2024.

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Artigos