A MULTIMODALIDADE NA AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA: NOVOS CAMINHOS DE LEITURA, NOVOS LETRAMENTOS
Resumo
Este trabalho investiga como as mais diversas tessituras que compõem o texto influenciam os modos de processamento da leitura e exigem dos leitores novos letramentos. Objetiva-se abordar como textos multissistêmicos trazidos para o contexto escolar têm influenciado os modos de ler e os letramentos exigidos diante dessa mudança. Analisou-se qualitativamente provas do ENEM, entre 2000 e 2010, na seção “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”. A análise foi feita com base nas teorias de Dionisio (2011), Mayer (2009), Kress e Van Leeuwen (1996) e Marcuschi (2007). Os resultados iniciais apontaram que: (i) do ponto de vista cronológico, houve uma mudança no modo de configuração das questões elaboradas no ENEM, com questões imbricando palavras e imagens; (ii) a quebra da linearidade na leitura exige dos leitores novas competências e (iii) nem todos os textos multissistêmicos garantem uma aprendizagem bem sucedida.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .
















