EDUCAÇÃO E NOVOS LETRAMENTOS DIGITAIS: COLABORAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES

Autores

  • Ana Paula Domingos Baladeli Universidade Estadual de Maringá
  • Aparecida de Jesus Ferreira Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

As redes sociais instauram práticas de leitura e de escrita descentralizadas, um convite à participação, à colaboração e à construção de identidades, dado que evidencia a dinamicidade do uso da linguagem na web. No entanto, em termos educacionais, a linguagem mediada por tecnologia ainda encontra-se alheia à escola, principal agência de letramento. Assim, este artigo discute os novos letramentos digitais, como práticas socioculturais de leitura e de escrita influenciadas por valores, crenças e ideologias. Busca-se na retomada das concepções de letramento e de identidade a construção de proposições referenciais ao ensino de línguas na perspectiva do letramento crítico, com vistas a uma prática de ensino de línguas contextualizada e crítica como pressuposto para a participação social.

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Biografia do Autor

  • Ana Paula Domingos Baladeli, Universidade Estadual de Maringá
    Mestra em Educação – UEM. Doutoranda em Letras – Linguagem e Sociedade pela UNIOESTE.
  • Aparecida de Jesus Ferreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Doutora em Educação de Professores pela Universidade de Londres. Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Como Citar

EDUCAÇÃO E NOVOS LETRAMENTOS DIGITAIS: COLABORAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 14, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/785. Acesso em: 15 dez. 2025.