USO DE FERRAMENTAS VIRTUAIS PELA TERCEIRA IDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO

Autores

  • Gabriela Alves de Freitas Bolsista IC/FAPERGS
  • Karoline Leite Guedes de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Márcia Peres Maciel Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O presente artigo propõe-se a analisar as práticas de letramento que adultos idosos evidenciam ao se apropriar de ferramentas virtuais no ciberespaço. Existe na atualidade um interesse crescente de adultos idosos por participação no ciberespaço em parte pela pressão social em se manter atualizado, mas também como forma de aproximação da família e amigos de gerações mais novas. Como conseqüência disto, há um maior envolvimento em novas práticas culturais. Estudar como acontece este processo é o foco da presente investigação que utiliza como metodologia uma netnografia blended numa comunidade virtual. Os dados coletados apresentam na referida comunidade indícios de novas práticas culturais dos participantes, como letramento informacional, digital, entre outros, mostrando "novas linguagens" de um público que não contempla no seu cotidiano tais "linguagens", apresentando um desafio quando se deseja promover a inclusão dos sujeitos idosos perante atual contexto tecnológico.

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Biografia do Autor

  • Gabriela Alves de Freitas, Bolsista IC/FAPERGS
    Graduanda em Comunicação Social – habilitação em Relações Públicas. Bolsista IC/FAPERGS
  • Karoline Leite Guedes de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Mestranda em Educação PPGEDU/UFRGS.
  • Márcia Peres Maciel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Mestranda em Educação PPGEDU/ UFRGS. Bolsista CAPES/PROF.

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Como Citar

USO DE FERRAMENTAS VIRTUAIS PELA TERCEIRA IDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 14, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/788. Acesso em: 15 dez. 2025.