PEQUENOS GRUPOS COLABORATIVOS ONLINE: UMA EXPERIÊNCIA DIALÓGICA E INTERATIVA

Autores

  • Alessandra Lisboa da Silva Universidade de Brasília

Resumo

O presente texto apresenta o processo de construção do conhecimento estabelecido em pequenos grupos colaborativos. A escolha das estratégias didático-pedagógicas de uma disciplina deve incluir aquelas que promovam interação entre o grupo de alunos, e a existência de trabalhos em grupos é constitutiva à abordagem da aprendizagem colaborativa. Esse trabalho caracteriza-se por um estudo empírico, abordagem qualitativa e de análise de conteúdo que estabelece interação e dialogismo entre sujeitos e as ferramentas interacionais disponibilizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem. A práxis do educador online, mediatizando as ações educativas, favorecem a eficiência dos processos de ensino e aprendizagem. Um modelo de ensino colaborativo é o objeto de análise empírica do presente ensaio realizado em turma com 18 alunos, do polo Alto Paraíso- Goiás; disciplina do 5º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil/ Universidade de Brasília – UaB/UnB. Demonstra uma análise preliminar das categorias e percepções individuais dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Lisboa da Silva, Universidade de Brasília

Mestranda em Educação, Comunicação e Tecnologia no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB). Administradora e Professora/Tutora Online da UaB/UnB.

Downloads

Como Citar

DA SILVA, Alessandra Lisboa. PEQUENOS GRUPOS COLABORATIVOS ONLINE: UMA EXPERIÊNCIA DIALÓGICA E INTERATIVA. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 14, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/792. Acesso em: 28 mar. 2024.