PROJ ETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP): O RESGATE DE SUA IMPLANTAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE LONDRINA

Autores

  • Marcos Jorge Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho.
  • Lucy Mara Conceição Universidade Norte do Paraná

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar um resgate histórico do processo de implantação do Projeto Político Pedagógico (PPP) do município de Londrina (PR). O estudo utilizou-se de entrevistas com alguns agentes que participaram da elaboração do PPP (professores, supervisores escolares e funcionários do Núcleo Regional de Educação) e investigou como se processou a absorção das propostas oriundas da base (escola) junto aos órgãos do poder político. Os resultados apontaram que embora o discurso democrático esteve sempre presente nos documentos oficiais a construção do PPP teve pouca participação coletiva e os projetos, via de regra, incorporaram as formas burocráticas emanadas pelos órgãos oficiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Jorge, Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Assistente na Universidade Estadual Paulista - Julio de Mesquita Filho. Bauru.

Lucy Mara Conceição, Universidade Norte do Paraná

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Professora e coordenadora adjunta do curso de Pedagogia da Universidade Norte do Paraná. Pedagoga da Secretaria Estadual de Educação. UNOPAR.

Downloads

Como Citar

JORGE, Marcos; CONCEIÇÃO, Lucy Mara. PROJ ETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP): O RESGATE DE SUA IMPLANTAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE LONDRINA. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 14, n. 1, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/796. Acesso em: 29 mar. 2024.