Planos municipais de educação no interior sul-mato-grossense
o “lugar” do monitoramento e da avaliação
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4958Palavras-chave:
planos municipais de educação, monitoramento e avaliação, Mato Grosso do Sul.Resumo
O presente artigo tem como objetivo central analisar se/como as etapas de monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação (PMEs) do estado de Mato Grosso do Sul, com foco na Região da Grande Dourados, comparecem nos referidos documentos subnacionais. Metodologicamente, o estudo foi ancorado em abordagem qualitativa, por meio de pesquisa documental atinente aos planos de educação nos âmbitos nacional, estadual e municipal. A partir do corpus documental coligido e analisado, depreende-se que os PMEs nas municipalidades pesquisadas estão elaborados e sancionados em lei, a previsão do monitoramento e avaliação tem presença nos textos legais e procuraram aproximar-se do acompanhamento local da consecução das metas em alinhamento com o PNE 2014-2024 e PEE-MS 2014-2024, além de definirem a periodicidade e o ato legal de instituição da Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação dos PMEs em cada um dos municípios.
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