Planos municipais de educação no interior sul-mato-grossense

o “lugar” do monitoramento e da avaliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4958

Palavras-chave:

planos municipais de educação, monitoramento e avaliação, Mato Grosso do Sul.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo central analisar se/como as etapas de monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação (PMEs) do estado de Mato Grosso do Sul, com foco na Região da Grande Dourados, comparecem nos referidos documentos subnacionais. Metodologicamente, o estudo foi ancorado em abordagem qualitativa, por meio de pesquisa documental atinente aos planos de educação nos âmbitos nacional, estadual e municipal. A partir do corpus documental coligido e analisado, depreende-se que os PMEs nas municipalidades pesquisadas estão elaborados e sancionados em lei, a previsão do monitoramento e avaliação tem presença nos textos legais e procuraram aproximar-se do acompanhamento local da consecução das metas em alinhamento com o PNE 2014-2024 e PEE-MS 2014-2024, além de definirem a periodicidade e o ato legal de instituição da Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação dos PMEs em cada um dos municípios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Hess Gumieiro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Brasil). Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Práticas Educativas (GEPPOPE).

Silvio Cesar Nunes Militão , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp

Possui graduação em Ciências Sociais - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Professor no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/Campus de Presidente Prudente) . É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Práticas Educativas (GEPPOPE).

 

Downloads

Publicado

30-10-2023

Como Citar

GUMIEIRO, Angela Hess; MILITÃO , Silvio Cesar Nunes. Planos municipais de educação no interior sul-mato-grossense: o “lugar” do monitoramento e da avaliação. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 25, p. e023039, 2023. DOI: 10.22483/2177-5796.2023v25id4958. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/4958. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda