Conselhos de Educação no âmbito do Plano de Ações Articuladas (PAR) em municípios de Mato Grosso do Sul

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n2p471-484

Resumen

Este artigo tem como objetivo apreender o processo de criação de Conselhos Municipais de Educação no decurso de dois ciclos (2007-2010; 2011-2014) do Plano de Ações Articuladas (PAR), no contexto da política educacional desses períodos, com destaque para os municípios do estado de Mato Grosso do Sul. Para tanto, a análise baseia-se em fontes documentais. Os resultados indicam que a política indutora do PAR impulsionou a criação desses Conselhos. Estes, por sua vez, poderão contribuir para a gestão democrática da educação em âmbito local.

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Biografía del autor/a

Regina Tereza Cestari de Oliveira, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (Portugal). Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é docente da Universidade Católica Dom Bosco.

Carmen Lígia Caldas Haiduck, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco. Doutoranda em Educação pela Universidace Católica Dom Bosco (UCDB). Professora da Rede Municipal de Ensino de Campo Gande-MS.

Publicado

2018-08-29

Cómo citar

OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari de; HAIDUCK, Carmen Lígia Caldas. Conselhos de Educação no âmbito do Plano de Ações Articuladas (PAR) em municípios de Mato Grosso do Sul. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 20, n. 2, 2018. DOI: 10.22483/2177-5796.2018v20n2p471-484. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3196. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos