Estratégias de parentocracia na Educação Básica

a ação do professor particular na trajetória escolar de estudantes em Campo Grande/MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2021v23n2p541-561

Palavras-chave:

Parentocracia, Aulas particulares, Família-Escola.

Resumo

O presente artigo está inserido no campo de estudos sociológicos na perspectiva bourdieusiana sobre a ação familiar na trajetória escolar dos filhos. O estudo teve como objetivo compreender como o professor particular torna-se o escolhido pelas famílias para ser o agente responsável pelo complemento nas atividades escolares, resultando um diferencial na trajetória escolar de agentes estudantes da Educação Básica em Campo Grande/MS. A pesquisa inicia com a consulta a sites que oferecem o serviço do professor particular no lócus do estudo, entrevistas com gestores de instituições especializadas em oferecer os serviços de reforço e acompanhamento escolar, professores particulares e famílias que buscam por esses serviços. A ação do professor particular foi vista como uma estratégia de parentocracia- mobilizada por pais, que tem como objetivo garantir que os estudantes obtenham êxito no percurso escolar.

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Biografia do Autor

Letícia Casagrande Oliveira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é aluna do Curso de Especialização em Ensino de Sociologia. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia e Sociologia da Educação (GEPASE/ UFMS).

Jacira Helena do Valle Pereira Assis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul , Brasil

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Publicado

30-08-2021

Como Citar

OLIVEIRA, Letícia Casagrande; ASSIS, Jacira Helena do Valle Pereira. Estratégias de parentocracia na Educação Básica: a ação do professor particular na trajetória escolar de estudantes em Campo Grande/MS. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, p. 541–561, 2021. DOI: 10.22483/2177-5796.2021v23n2p541-561. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3769. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda