A formação de professores e a organização do trabalho pedagógico
desafios para educação dos alunos com TEA
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2023v25id4124Palavras-chave:
formação de professores, organização do trabalho pedagógico, transtorno do espectro autista.Resumo
Este trabalho busca analisar a relação entre a formação de professores e a organização do trabalho pedagógico (OTP) voltado aos alunos com transtorno do espectro autista (TEA) dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas municipais de Francisco Beltrão/PR. A metodologia segue a abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica, análise de documentos e dados provenientes de questionários e entrevistas. Após a análise dos questionários respondidos pelos professores que possuem em sua sala de aula alunos com autismo, apresenta os critérios para a seleção dos professores entrevistados. Assim, analisa duas categorias: “formação continuada” e “organização do trabalho pedagógico”. Conclui que há uma descontinuidade nas propostas dos cursos de formação continuada com participação de alguns professores. Demostra as implicações dessa prática institucional para a OTP voltada aos alunos com TEA, desvelando o desenvolvimento de estratégias didáticas isoladas sem considerar todos os envolvidos no processo formativo-educativo desses estudantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Silvana Sewald, Ângela Maria Silveira Portelinha, Margarette Matesco Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .