Regras para submissão

A Quaestio: Revista de Estudos em Educação, periódico eletrônico de acesso aberto, tem como objetivo divulgar produção científica inédita e relevante na área da Educação Escolar, com ênfase em temáticas relacionadas à Educação Superior, Pesquisa em Educação, Cotidiano Escolar, Políticas Educacionais, Formação Docente e Fundamentos da Educação.

Valorizamos a produção original, fundamentada nas ideias, experiências e aprendizados dos(as) autores(as). Para garantir a ética, integridade, transparência e qualidade das publicações, a revista solicita, quando for o caso, o uso responsável e ético da Inteligência Artificial (IA). Autores(as) e coautores(as) são inteiramente responsáveis pelo conteúdo de seus trabalhos, inclusive por trechos elaborados com o auxílio de IA. Qualquer contribuição de IA deve ser informada de forma clara e transparente. Recomenda-se informar, em nota de rodapé, a ferramenta de IA utilizada e com que finalidade específica, por exemplo: sugestão de estrutura textual, melhoria de clareza, revisão de coesão ou reescrita preliminar).

 ► Tendo em vista a divulgação com ampla pluralidade de pensamentos, a revista estabelece como política, o intervalo mínimo de 24 meses entre publicações do mesmo autor e/ou coautor.

► Os artigos poderão ser compostos por até 3 (três) autores, nas condições de:

  1. Autoria individual, o autor deve ter indispensavelmente o título de doutor;
  2. Em caso de coautoria, obrigatoriamente um autor deverá estar na condição de doutor, sendo os demais doutorandos, mestres e/ou mestrandos.

A Quaestio: Revista de Estudos em Educação não aceita a submissão de artigos cuja autoria inclua graduados ou graduandos, mesmo que em coautoria com doutores(as).

► NÃO IDENTIFICAR AUTORIA NO ARTIGO - Preencher corretamente as informações de autoria no sistema. Inserir Nome Completo; E-mail; País; URL do Lattes; URL do Orcid; Instituição e Resumo da biografia, com indicação da titulação, cidade e Estado. Todos os autores aceitaram comprovadamente (por meio da validação do Orcid) a responsabilidade pelo conteúdo do artigo (é de responsabilidade do autor identificar e incluir todos os coautores que efetivamente colaboraram para a redação do artigo).

No momento da submissão do artigo, todos os autores devem estar inseridos no sistema, no campo destinado à autoria.  

OBS.: Conferir e atualizar as informações de usuário. Acessar perfil do usuário, e preencher os campos nas abas: IDENTIFICAÇÃO; CONTATO; PAPÉIS; PÚBLICO. 

► Todos os autores devem possuir cadastro no Orcid ID, sendo obrigatória a inclusão do mesmo no ato da submissão do artigo. Para cadastro, acesse o link https://orcid.org/ preencha os dados e informações de formação acadêmica e vínculo institucional.

► Em caso de aceite do texto para publicação, todos os autores devem apontar no final do artigo, após a lista de referências, sua participação e contribuição para concepção, desenvolvimento e análise dos dados apresentados. Vale ressaltar que é de responsabilidade do autor identificar e cadastrar todos os coautores que efetivamente colaboraram para a redação do artigo.

► Para evitar a identificação do autor e preservar o anonimato na avaliação, não fazer nenhuma referência explícita da autoria no corpo do texto, rodapé ou citações. Nas citações e referências de obras dos próprios autores, deve-se usar apenas (Autor1, ano), sem apresentar título ou outras informações sobre a publicação. No caso de aprovação para publicação, a equipe editorial entrará em contato para recuperar as informações em anonimato.

► A submissão de manuscrito para avaliação implica que ele seja inédito e que não esteja sendo considerado para publicação em qualquer outro formato.

► Não há taxa para submissão ou publicação de artigo.

► O processo editorial se inicia após aproximadamente 4 (quatro) meses da data de submissão; entretanto, este tempo está condicionado ao fluxo de artigos, podendo ser menos ou mais.

Para atender à solicitação de revisão gramatical, será concedido um prazo adicional, acordado entre as partes, para a entrega final dos arquivos.

IMPORTANTE: Os autores(as) são responsáveis pelos custos referentes à revisão gramatical.  

Após o envio da versão final do texto revisado na língua original, será iniciado o fluxo de produção para publicação.

 Informações atualizadas em julho 2025.