AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE LICENCIATURAS

Autores

  • Ilza Maria da Silva Alves
  • Maria Alzira de Almeida Pimenta

Resumo

Este artigo traz questões inerentes à avaliação da aprendizagem, objetivando identificar e analisar as representações sociais construídas pelos licenciandos de uma Instituição Federal de Ensino Superior sobre a avaliação da aprendizagem e os significados manifestados nestas representações. Os procedimentos metodológicos incluíram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo com aplicação de 69 questionários e realização de 12 entrevistas. A análise e interpretação dos dados indicaram que as representações sociais dos sujeitos se ancoram em experiências escolares, em que o processo avaliativo está centrado nos resultados e não no processo; e que a avaliação permanece como sinônimo de verificação, sendo necessário repensar as práticas avaliativas da aprendizagem, dos docentes e gestores da Instituição pesquisada, bem como rever as diretrizes e ações para formação inicial e continuada dos professores.

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Como Citar

ALVES, Ilza Maria da Silva; PIMENTA, Maria Alzira de Almeida. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE LICENCIATURAS. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 15, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1793. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Secção

Artigos