AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE LICENCIATURAS
Resumo
Este artigo traz questões inerentes à avaliação da aprendizagem, objetivando identificar e analisar as representações sociais construídas pelos licenciandos de uma Instituição Federal de Ensino Superior sobre a avaliação da aprendizagem e os significados manifestados nestas representações. Os procedimentos metodológicos incluíram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo com aplicação de 69 questionários e realização de 12 entrevistas. A análise e interpretação dos dados indicaram que as representações sociais dos sujeitos se ancoram em experiências escolares, em que o processo avaliativo está centrado nos resultados e não no processo; e que a avaliação permanece como sinônimo de verificação, sendo necessário repensar as práticas avaliativas da aprendizagem, dos docentes e gestores da Instituição pesquisada, bem como rever as diretrizes e ações para formação inicial e continuada dos professores.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .