A construção de uma tradição de pesquisa na temática da História das Instituições Escolares no Triângulo Mineiro, em Minas Gerais, Brasil (décadas de 1990 a 2010)
Resumo
O texto aborda a construção de uma tradição de pesquisa na temática da História das Instituições Escolares no Triângulo Mineiro (Minas Gerais, Brasil), entre as décadas de 1990 e de 2010. Parte-se dos aspectos institucionais e humanos que permitiram o crescimento da pesquisa nesta temática, no sentido de estabelecer uma benéfica relação entre pesquisa, orientação, produção científica, promoção de eventos científicos, criação e manutenção de periódico e de coleção de livros científicos. Em seguida, discorre-se sobre a experiência dos autores na investigação sobre a História das Instituições Escolares, com o apontamento de referenciais teóricos e de evidências de pesquisa comumente utilizados. Finaliza-se, com a percepção da presença de diferentes instâncias promotoras do ensino no complexo processo de escolarização da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.Downloads
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