Conhecendo a licenciatura em Ciências Agrícolas da UFRPE:

aspectos da formação de professores

  • Ramofly Bicalho Santos UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Ozias Henrique Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
Palavras-chave: Formação docente., Formação docente, Licenciatura em Ciências Agrícolas., Licenciatura em Ciências Agrícolas, Projeto político pedagógico., Projeto Político Pedagógico.

Resumo

Nossa intenção com este trabalho é conhecer os aspectos históricos da formação de professores na L.A – Licenciatura em Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), através da leitura crítica do Projeto Político Pedagógico. Nosso objetivo principal foi conhecer as bases históricas da formação de professores do ensino agrícola na UFRPE e as concepções dos atores envolvidos nesse processo. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica e documental utilizando fontes de investigação, legislações, portarias, decretos e referenciais teóricos produzidos sobre tal temática no Brasil. Neste trabalho conhecemos as bases históricas da educação agrícola na UFRPE, em especial, a formação de professores, a constituição da Licenciatura em Ciências Agrícolas e suas demandas de atendimento às Escolas Agrícolas do nordeste brasileiro. Concluímos que a L.A pode estimular a produção de leituras e reflexões que contemplem a formação de educadores/as, respeito às diferenças, valorização da identidade cultural dos sujeitos, individuais e coletivos, através de uma educação inclusiva, questionadora e democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramofly Bicalho Santos, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Docente na UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Seropédica. Lotado no Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade. Atualmente, coordeno a Licenciatura em Educação do Campo da UFRRJ. Sou docente no PPGEA - Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola. Atuo com as seguintes temáticas: História da Educação do Campo e os Movimentos Sociais. Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos.

Ozias Henrique Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
Técnico-Administrativo em Educação na UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Mestre em Educação pelo PPGEA - Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, na UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Referências

ARAÚJO, B. M. de. Educação e poder: o ensino superior agrícola em Pernambuco nas décadas de 1930 e 1940. 2013. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) – Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Ministerial nº 432/71. Instituiu formas emergenciais para formação de professores das chamadas "disciplinas específicas do ensino de 2º grau". Brasília, 1971.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Temas de ensino e escola. In: ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M.M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 3. ed. São Paulo: Hucitec/Abrasco, 1994.
MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. In: EDUCAÇÃO como exercício de diversidade. Brasília: UNESCO, MEC, ANPEd, 2005.
NÓVOA, Antônio. Formação de professores e formação docente. In: NÓVOA, Antônio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.
PEREIRA, J. E. D. A licenciatura e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educação e Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p. 109-125, 1999.
PERRENOUD, P. A ambigüidade dos saberes e da relação com o saber na profissão de professor. PERRENOUD, P. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 135-193.
SACRISTÁN, J. G.; PÉREZ GÓMEZ, A. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
TAVARES, C. A. A formação de professores agrícolas na Universidade Federal Rural de Pernambuco: histórico, realidade e perspectivas. Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, Recife, v. 2, p. 32-41, 2005.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber; esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, v. 1, n. 4, p. 215-233, 1991.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Rio de Janeiro: PUC, 1999.
TARDIF, Maurice. Los saberes del docente y su desarrollo profesional. Madrid: Narcea, 2004.
Publicado
2017-05-15
Como Citar
SANTOS, R.; SANTOS, O. Conhecendo a licenciatura em Ciências Agrícolas da UFRPE:. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 19, n. 1, p. 111-126, 15 maio 2017.
Seção
Artigos