Evasão na Educação Superior no Brasil:

desafio à gestão acadêmica

  • Hércules Ferrari Domingues da Silva Universidade de Sorocaba - Uniso
  • Waldemar Marques Universidade de Sorocaba - Uniso
Palavras-chave: Educação superior., Evasão., Gestão acadêmica.

Resumo

Este artigo discute o fenômeno da evasão na educação superior no Brasil numa perspectiva histórica, abordando fatos relacionados ao desligamento de estudantes, desde a educação jesuítica no período colonial até os dias atuais, concluindo com um estudo de caso em uma instituição particular de ensino superior no interior paulista. Destaca a incidência com que ele ocorre num plano mais amplo, estabelece distinções quanto a instituições públicas e privadas, e como a evasão varia conforme o turno e período do curso e outras variáveis significativas. Apresenta e discute as principais razões que levam à evasão, bem como a influência da integração ao meio acadêmico na decisão de deixar os estudos. Discute as implicações da evasão para a gestão acadêmica, sugerindo linhas de ação para seu equacionamento.

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Biografia do Autor

Waldemar Marques, Universidade de Sorocaba - Uniso

Doutor em educação

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Publicado
2017-05-15
Como Citar
SILVA, H.; MARQUES, W. Evasão na Educação Superior no Brasil:. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 19, n. 1, p. 197-208, 15 maio 2017.
Seção
Artigos