Currículo-docência-menor e pesquisas com os cotidianos escolares:
sobre possibilidades de escapes frente aos mecanismos de controle do Estado
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n3p529-546Resumo
Trata-se de artigo que tem como objetivo problematizar os currículos-docências-menores tecidos em redes nas escolas, como possibilidades de resistência e de escape aos mecanismos de controle do Estado, como a proposta de constituição de uma Base Nacional Comum Curricular para as escolas brasileiras. Apostando na potência das pesquisas “com” os cotidianos e buscando nos situar em meio aos fenômenos fronteiriços, interessa-nos evidenciar, com as teorias-práticas-imagens-narrativas produzidas pelos praticantes das escolas, pistas que ajudem a reforçar e dar visibilidade à dimensão teórico-político-ético-epistemológica dos cotidianos escolares. Sem desconsiderar a importância das análises realizadas no âmbito do texto governamental, defendemos a importância de, com nossas investigações, ampliar a criação de movimentos curriculares em meio às multiplicidades e aos processos de diferenciação vividos no dia a dia das escolas, por entender que também são nesses fenômenos fronteiriços que as vidas se inventam.
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