Currículo-docência-menor e pesquisas com os cotidianos escolares:

sobre possibilidades de escapes frente aos mecanismos de controle do Estado

  • Carlos Eduardo Ferraço Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

Trata-se de artigo que tem como objetivo problematizar os currículos-docências-menores tecidos em redes nas escolas, como possibilidades de resistência e de escape aos mecanismos de controle do Estado, como a proposta de constituição de uma Base Nacional Comum Curricular para as escolas brasileiras. Apostando na potência das pesquisas “com” os cotidianos e buscando nos situar em meio aos fenômenos fronteiriços, interessa-nos evidenciar, com as teorias-práticas-imagens-narrativas produzidas pelos praticantes das escolas, pistas que ajudem a reforçar e dar visibilidade à dimensão teórico-político-ético-epistemológica dos cotidianos escolares. Sem desconsiderar a importância das análises realizadas no âmbito do texto governamental, defendemos a importância de, com nossas investigações, ampliar a criação de movimentos curriculares em meio às multiplicidades e aos processos de diferenciação vividos no dia a dia das escolas, por entender que também são nesses fenômenos fronteiriços que as vidas se inventam.

Publicado
Nov 14, 2017
Como Citar
FERRAÇO, Carlos Eduardo. Currículo-docência-menor e pesquisas com os cotidianos escolares:. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, [S.l.], v. 19, n. 3, p. 529-546, nov. 2017. ISSN 2177-5796. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/3152>. Acesso em: 20 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n3p529-546.
Seção
Dossiê - Inquietudes e fronteiras cotidianas em educação