A criação do Conselho Municipal de Educação e a Instituição do Sistema Municipal de Ensino de Sorocaba:

uma reconstrução histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n1p113-131

Resumo

O objetivo do artigo é compreender a criação do Conselho Municipal de Educação (CME) e a instituição do Sistema Municipal de Ensino (SME), no município de Sorocaba, considerando-se o contexto local e a legislação educacional. O texto está organizado em dois momentos. O primeiro trata da criação do CME de Sorocaba e os aspectos legais previstos para a solicitação de delegação de competências ao Conselho Estadual de Educação (CEE). O segundo momento observa a instituição do SME e os impasses frente ao processo de municipalização. O procedimento metodológico adotado foi a pesquisa documental de cunho histórico, político e analítico, por meio da verificação de registros históricos, legislações e bibliografia pertinente ao tema. Os resultados demonstram a busca por autonomia do CME de Sorocaba ao solicitar a delegação de competências ao CEE e a aspiração do CEE de São Paulo em reconhecer o SME de Sorocaba, entretanto a instituição do referido Sistema gerou impasses, pois estava inserida no contexto da municipalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmara Aparecida Parra Melati, Uniso

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação

Jefferson Carriello do Carmo, Uniso

Doutor em Educação - Programa de Pós Graduação em Educação .

Publicado

25-04-2018

Como Citar

MELATI, Edmara Aparecida Parra; CARMO, Jefferson Carriello do. A criação do Conselho Municipal de Educação e a Instituição do Sistema Municipal de Ensino de Sorocaba:: uma reconstrução histórica. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 20, n. 1, 2018. DOI: 10.22483/2177-5796.2018v20n1p113-131. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3271. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos