The poetic-prophetic dimension of Freirean pedagogy to imagine another world possible

Resumo

Um dos aspectos importantes, mas muitas vezes negligenciados, da leitura do trabalho de Freire diz respeito à sua visão do ser humano e do mundo profundamente inspirada e validada por sua fé cristã. Embora essa dimensão, na maioria das vezes, não seja explicitamente elaborada em seus escritos, uma leitura mais cuidadosa pode revelar uma interessante relação entre a obra de Freire e a tradição profética cristã. Este artigo busca contextualizar essa dimensão religiosa da filosofia social e educacional de Freire. Além disso, propõe a dimensão poético-profética da prática educativa freiriana como paradigma para enfrentar os desafios que estamos vivenciando coletivamente no mundo atual.

Biografia do Autor

Debora Barbosa Agra Junker, Cátedra Paulo Freire - Garrett Evangelical Theological Seminary - EUA

A Dra. Débora Junker, Professora Assistente de Educação Cristã na Garret-Evangélica, é Diretora do Centro Latino-Latino-Americano e Fundadora da Cátedra Paulo Freire. Ela recebeu seu grau de Doutor em Filosofia em educação e estudos congregacionais de Garrett-Evangelical. 

Referências

BRUEGGEMANN, Walter. The prophetic imagination. 2. ed. Minneapolis: Fortress, 2001.
FREIRE, Paulo. The politics of education: culture, power, and liberation. Massachusetts: Bergin & Garvey, 1985.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um re-encontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz & Terra, 1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogy of the heart. New York: Continuum, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogy of indignation. Boulder: Paradigm Publishers, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogy of hope: reliving pedagogy of the oppressed. New York: Continuum, 2007.
FREIRE, Paulo. A letter to a theology student. Washington, D.C.: LADOC, 1972. v. II.
HESCHEL, Abraham. The prophets: an introduction. New York: Harper & Row, 1962. v. 1.
HESCHEL, Abraham. The prophets. New York: Harper & Row, 1962. v. 2.
HORTON, Myles; FREIRE, Paulo. We make the road by walking: conversation on education and social change. Philadelphia: Temple University Press, 1990.
TORRES, Carlos Alberto. From the pedagogy of the oppressed to a Luta Continua. In: MCLAREN, Peter. Paulo Freire, a critical encounter. New York: Rutledge, 1993.
Publicado
2018-08-09
Como Citar
JUNKER, D. The poetic-prophetic dimension of Freirean pedagogy to imagine another world possible. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 20, n. 2, p. 327-339, 9 ago. 2018.
Seção
Dossiê - Exercícios de trans-ver Paulo Freire