The poetic-prophetic dimension of Freirean pedagogy to imagine another world possible

Resumo

Um dos aspectos importantes, mas muitas vezes negligenciados, da leitura do trabalho de Freire diz respeito à sua visão do ser humano e do mundo profundamente inspirada e validada por sua fé cristã. Embora essa dimensão, na maioria das vezes, não seja explicitamente elaborada em seus escritos, uma leitura mais cuidadosa pode revelar uma interessante relação entre a obra de Freire e a tradição profética cristã. Este artigo busca contextualizar essa dimensão religiosa da filosofia social e educacional de Freire. Além disso, propõe a dimensão poético-profética da prática educativa freiriana como paradigma para enfrentar os desafios que estamos vivenciando coletivamente no mundo atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Debora Barbosa Agra Junker, Cátedra Paulo Freire - Garrett Evangelical Theological Seminary - EUA

A Dra. Débora Junker, Professora Assistente de Educação Cristã na Garret-Evangélica, é Diretora do Centro Latino-Latino-Americano e Fundadora da Cátedra Paulo Freire. Ela recebeu seu grau de Doutor em Filosofia em educação e estudos congregacionais de Garrett-Evangelical. 

Referências

BRUEGGEMANN, Walter. The prophetic imagination. 2. ed. Minneapolis: Fortress, 2001.
FREIRE, Paulo. The politics of education: culture, power, and liberation. Massachusetts: Bergin & Garvey, 1985.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um re-encontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz & Terra, 1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogy of the heart. New York: Continuum, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogy of indignation. Boulder: Paradigm Publishers, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogy of hope: reliving pedagogy of the oppressed. New York: Continuum, 2007.
FREIRE, Paulo. A letter to a theology student. Washington, D.C.: LADOC, 1972. v. II.
HESCHEL, Abraham. The prophets: an introduction. New York: Harper & Row, 1962. v. 1.
HESCHEL, Abraham. The prophets. New York: Harper & Row, 1962. v. 2.
HORTON, Myles; FREIRE, Paulo. We make the road by walking: conversation on education and social change. Philadelphia: Temple University Press, 1990.
TORRES, Carlos Alberto. From the pedagogy of the oppressed to a Luta Continua. In: MCLAREN, Peter. Paulo Freire, a critical encounter. New York: Rutledge, 1993.
Publicado
2018-08-09
Como Citar
JUNKER, D. The poetic-prophetic dimension of Freirean pedagogy to imagine another world possible. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 20, n. 2, p. 327-339, 9 ago. 2018.
Seção
Dossiê - Exercícios de trans-ver Paulo Freire