The poetic-prophetic dimension of Freirean pedagogy to imagine another world possible

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n2p327-339

Resumo

Um dos aspectos importantes, mas muitas vezes negligenciados, da leitura do trabalho de Freire diz respeito à sua visão do ser humano e do mundo profundamente inspirada e validada por sua fé cristã. Embora essa dimensão, na maioria das vezes, não seja explicitamente elaborada em seus escritos, uma leitura mais cuidadosa pode revelar uma interessante relação entre a obra de Freire e a tradição profética cristã. Este artigo busca contextualizar essa dimensão religiosa da filosofia social e educacional de Freire. Além disso, propõe a dimensão poético-profética da prática educativa freiriana como paradigma para enfrentar os desafios que estamos vivenciando coletivamente no mundo atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Debora Barbosa Agra Junker, Cátedra Paulo Freire - Garrett Evangelical Theological Seminary - EUA

A Dra. Débora Junker, Professora Assistente de Educação Cristã na Garret-Evangélica, é Diretora do Centro Latino-Latino-Americano e Fundadora da Cátedra Paulo Freire. Ela recebeu seu grau de Doutor em Filosofia em educação e estudos congregacionais de Garrett-Evangelical. 

Publicado

2018-08-09

Como Citar

JUNKER, D. B. A. The poetic-prophetic dimension of Freirean pedagogy to imagine another world possible. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 20, n. 2, 9 ago. 2018.

Edição

Seção

Dossiê - Exercícios de trans-ver Paulo Freire