The poetic-prophetic dimension of Freirean pedagogy to imagine another world possible

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n2p327-339

Resumo

Um dos aspectos importantes, mas muitas vezes negligenciados, da leitura do trabalho de Freire diz respeito à sua visão do ser humano e do mundo profundamente inspirada e validada por sua fé cristã. Embora essa dimensão, na maioria das vezes, não seja explicitamente elaborada em seus escritos, uma leitura mais cuidadosa pode revelar uma interessante relação entre a obra de Freire e a tradição profética cristã. Este artigo busca contextualizar essa dimensão religiosa da filosofia social e educacional de Freire. Além disso, propõe a dimensão poético-profética da prática educativa freiriana como paradigma para enfrentar os desafios que estamos vivenciando coletivamente no mundo atual.

Downloads

Biografia do Autor

Debora Barbosa Agra Junker, Cátedra Paulo Freire - Garrett Evangelical Theological Seminary - EUA

A Dra. Débora Junker, Professora Assistente de Educação Cristã na Garret-Evangélica, é Diretora do Centro Latino-Latino-Americano e Fundadora da Cátedra Paulo Freire. Ela recebeu seu grau de Doutor em Filosofia em educação e estudos congregacionais de Garrett-Evangelical. 

Publicado

09-08-2018

Como Citar

JUNKER, Debora Barbosa Agra. The poetic-prophetic dimension of Freirean pedagogy to imagine another world possible. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 20, n. 2, 2018. DOI: 10.22483/2177-5796.2018v20n2p327-339. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/3337. Acesso em: 30 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Exercícios de trans-ver Paulo Freire