A natureza entre o rural e o urbano:

educação ambiental e fabricação de um discurso nas HQS do Chico Bento

Palavras-chave: Educação ambiental., Análise do discurso., Natureza., Histórias em quadrinhos.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo estabelecer um diálogo em torno do conceito de natureza veiculado nas histórias em quadrinhos (HQs) do personagem Chico Bento e suas relações com as concepções presentes no campo de saber da Educação Ambiental (EA). Com a intenção de problematizar a forma como as HQs, através do discurso de natureza, vêm contribuindo para pensarmos sobre EA, selecionaram-se histórias do Chico Bento publicadas entre os anos de 2009 e 2013 que fazem referência a natureza. A partir de autores como Michel Foucault, Isabel Carvalho, Leandro Guimarães, Mônica Meyer, Keith Thomas, Raymond Williams, entre outros, foram analisadas as enunciações de natureza presentes  neste corpus de análise.  Assim, este artigo problematiza um enunciado, que constitui o discurso de natureza e EA por meio das histórias em quadrinhos: a natureza constituída nos deslocamentos operados pelas diferenças culturais entre realidades: a rural e a urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Ronaldo Pinho Junior, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Doutorando e Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Professor da Rede Municipal da cidade do Rio Grande/RS. Integrante do Grupo de Estudos Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia – GEECAF.

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande – FURG; Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Líder do Grupo de Estudos Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia – GEECAF. Bolsista Produtividade 2 do CNPq.

Virgínia Tavares Vieira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG. Bolsista CAPES. Pesquisadora do Grupo de Estudos Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia – GEECAF. Atualmente é pós-doutoranda em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. 

Publicado
2019-04-30
Como Citar
PINHO JUNIOR, S.; HENNING, P.; VIEIRA, V. A natureza entre o rural e o urbano:. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 21, n. 1, p. 117-136, 30 abr. 2019.
Seção
Dossiê - As Educações Ambientais insistem e lutam: (re)existências, vivências,