A natureza entre o rural e o urbano:
educação ambiental e fabricação de um discurso nas HQS do Chico Bento
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n1p117-136Resumo
O presente artigo tem como objetivo estabelecer um diálogo em torno do conceito de natureza veiculado nas histórias em quadrinhos (HQs) do personagem Chico Bento e suas relações com as concepções presentes no campo de saber da Educação Ambiental (EA). Com a intenção de problematizar a forma como as HQs, através do discurso de natureza, vêm contribuindo para pensarmos sobre EA, selecionaram-se histórias do Chico Bento publicadas entre os anos de 2009 e 2013 que fazem referência a natureza. A partir de autores como Michel Foucault, Isabel Carvalho, Leandro Guimarães, Mônica Meyer, Keith Thomas, Raymond Williams, entre outros, foram analisadas as enunciações de natureza presentes neste corpus de análise. Assim, este artigo problematiza um enunciado, que constitui o discurso de natureza e EA por meio das histórias em quadrinhos: a natureza constituída nos deslocamentos operados pelas diferenças culturais entre realidades: a rural e a urbana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .