As escolas não tradicionais no século XXI:

que escolas são estas e como a relação sujeito-ambiente auxilia a sua construção?

Palavras-chave: Currículo., Escolas não tradicionais., Educação alternativa.

Resumo

Este trabalho foi elaborado a partir dos resultados da pesquisa de uma dissertação. Dessa forma, apresentamos aqui, sucintamente, o que são as Escolas Não Tradicionais (ENT) e por que as nomeamos assim. O intuito deste trabalho é apresentar para a comunidade possibilidades de repensar o modelo hegemônico educacional. Para tanto, apresentamos algumas escolas que, através de seus currículos, propiciam às comunidades outras formas de viver o processo da educação básica. Para apoiar nossos estudos apresentamos, no decorrer do texto, autores que exploram tal temática no campo da educação. Ademais, demarcamos três características recorrentes nas ENT e ilustramos, através das falas de documentários, como tais características nos permitem pensar as ENT como uma possibilidade de escola. Por fim, finalizamos trazendo algumas percepções das autoras nas quais discutimos como esta nova educação, ou, ainda, estas novas possibilidades de educação nos permitem repensar a relação dos sujeitos na sociedade.

Biografia do Autor

Lavínia Schwantes, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Doutora em Educação em Ciências: Química da vida e Saúde (FURG). Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC/FURG).

Juliana Artigas Flores, Rede Municipal de Florianópolis

Mestra em Educação em Ciências: Química da vida e Saúde (FURG). Professora da Rede Municipal de Florianópolis.

Publicado
2019-04-30
Como Citar
SCHWANTES, L.; FLORES, J. As escolas não tradicionais no século XXI:. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 21, n. 1, p. 179-202, 30 abr. 2019.
Seção
Dossiê - As Educações Ambientais insistem e lutam: (re)existências, vivências,