As escolas não tradicionais no século XXI:
que escolas são estas e como a relação sujeito-ambiente auxilia a sua construção?
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2019v21n1p179-202Resumo
Este trabalho foi elaborado a partir dos resultados da pesquisa de uma dissertação. Dessa forma, apresentamos aqui, sucintamente, o que são as Escolas Não Tradicionais (ENT) e por que as nomeamos assim. O intuito deste trabalho é apresentar para a comunidade possibilidades de repensar o modelo hegemônico educacional. Para tanto, apresentamos algumas escolas que, através de seus currículos, propiciam às comunidades outras formas de viver o processo da educação básica. Para apoiar nossos estudos apresentamos, no decorrer do texto, autores que exploram tal temática no campo da educação. Ademais, demarcamos três características recorrentes nas ENT e ilustramos, através das falas de documentários, como tais características nos permitem pensar as ENT como uma possibilidade de escola. Por fim, finalizamos trazendo algumas percepções das autoras nas quais discutimos como esta nova educação, ou, ainda, estas novas possibilidades de educação nos permitem repensar a relação dos sujeitos na sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .