Formação Continuada de Gestores da Educação Básica: Processo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão

Autores

  • Lucrécia Stringhetta Mello Universidade de Sorocaba

Resumo

Este trabalho traz reflexões decorrentes de estudos efetuados no desenvolvimento de ação de formação continuada e pesquisa envolvendo diretores, supervisores, coordenadores pedagógicos voltada para as questões relativas às políticas públicas para a gestão escolar. O contexto de formação reflexiva privilegia uma dinâmica que parte da experiência de cada pesquisador/docente, com a mediação do diálogo, desencadeia debates, instiga questionamentos, semeia a comunicação e a sintonia, tanto numa instância interna quanto ao intercâmbio externo onde os participantes atuam. Sob orientação da interdisciplinaridade que conduz o processo, a pesquisa-ação do tipo colaborativa, faculta a parceria entre a universidade e secretaria de educação municipal na formação de gestores e para isso organiza-se um programa que se repete pelo quarto ano e tem gerado produções científicas como dissertação e artigos. A organização escolar na educação básica é focalizada em seus aspectos político, administrativo e pedagógico, contexto em que se observa a mediação realizada pelos profissionais que nela atuam. A experiência de ensino/pesquisa/ extensão leva a troca de experiências, a falar de compromisso, à busca da identidade dos profissionais que atuam na gestão como; diretores ou supervisores pedagógicos, a avaliar a trajetória de um projeto que chega a seu quarto ano de experiência com parceiros permanentes, que estudam e procuram inovar em seus locais de trabalho, a pesquisar a própria prática e a produzir conhecimentos.

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Publicado

25-08-2010

Como Citar

MELLO, Lucrécia Stringhetta. Formação Continuada de Gestores da Educação Básica: Processo Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 11, n. 2, 2010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/100. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos