A CONCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA ESCOLA DO SENAI DE CAMPO GRANDE/MS

Autores

  • Gilka Cristina Trevisan
  • Leny Rodrigues Martins Teixeira

Resumo

O presente artigo, cujo foco se direciona à noção de competência e sua adoção na Educação Profissional e Tecnológica, teve como objetivo a análise do entendimento teórico-prático da noção de competência e da sua implementação no ensino, no contexto dos cursos de aprendizagem da escola do SENAI de Campo Grande/MS. Foram analisadas as abordagens conceituais da noção de competência, verificando como os atores envolvidos com o discurso das competências compreendem essa noção e a difundem, como estabelecem a relação entre as competências, trabalho e a educação profissional. A análise das entrevistas realizadas indicou que os respondentes possuem concepções diferentes de competência e influenciadas pelo mundo do trabalho, desta forma, reduzindo a competência a um comportamento observável.

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Biografia do Autor

Gilka Cristina Trevisan

Mestre em Educação, Universidade Católica Dom Bosco.

Leny Rodrigues Martins Teixeira

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Universidade Católica Dom Bosco.

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Publicado

19-12-2012

Como Citar

TREVISAN, Gilka Cristina; MARTINS TEIXEIRA, Leny Rodrigues. A CONCEPÇÃO DE COMPETÊNCIA DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA ESCOLA DO SENAI DE CAMPO GRANDE/MS. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1037. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos