A ESCOLA PROFISSIONAL MIXTA DE SOROCABA: ASPECTOS SOBRE O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM (1929-1942)

Autores

  • José Roberto Garcia
  • Wilson Sandano

Resumo

O artigo analisa o processo ensino-aprendizagem desenvolvido durante o período de 1929-1942, buscando entender que trabalhador estava sendo formado na Escola Profissional Mixta de Sorocaba. Examina-se a participação da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) no processo de ensino dos alunos e como demandante dos egressos da Escola. Pesquisas foram efetuadas em documentos disponibilizados pelo Centro de Memória da instituição, destacando-se os livros de registros de matrículas e os boletins. Para o acompanhamento dos egressos e a relação deles com a Sorocabana foi utilizado um livro de registro dos funcionários e pensionistas da empresa, disponível no acervo do museu ferroviário de Sorocaba. Entre outros aspectos, nota-se que a instituição escolar fez uso das séries metódicas; que acima de 55% dos alunos tinham como destino final de emprego a EFS; que 75% dos cursos oferecidos forneciam mão de obra para a ferrovia; 80% dos alunos não concluíam seus cursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Roberto Garcia

Doutor em Educação pela Universidade de Sorocaba. Tem experiência na área de Administração de Empresas, com ênfase em Gestão Ambiental, Contabilidade e Sistemas de Informação. Participa do grupo de estudos sobre história da educação - GEHE - na Universidade de Sorocaba.

Wilson Sandano

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Atualmente é professor titular da Universidade de Sorocaba e Membro de corpo editorial do Quaestio (UNISO). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional.

Downloads

Publicado

19-12-2012

Como Citar

GARCIA, José Roberto; SANDANO, Wilson. A ESCOLA PROFISSIONAL MIXTA DE SOROCABA: ASPECTOS SOBRE O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM (1929-1942). Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1041. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos