O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL NA PRÁTICA EDUCATIVA DOS PROFESSORES

Autores

  • Ricardo Antunes de Sá
  • Fabrícia Cristina Gomes

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo exploratório inicial, de abordagem qualitativa, realizado com setenta e cinco professores dos anos iniciais do ensino fundamental de quinze escolas do município de Araucária-PR, com a finalidade de investigar a prática pedagógica dos referidos docentes após a implantação do Projeto Um Computador por Aluno. Referências utilizadas no estudo foram: André (1998); Brito (2009); Castells (2002); Carvalho (2000); Freitas (2006); Forquin (1993); Ludke e André (1986); Moran (2000, 2007); Morin (2005); Valente (1999). Os dados coletados foram coletados por meio de questionários fechados e, a partir da análise dos mesmos, foi possível identificar o nível de apropriação pedagógica dos professores em relação à integração da tecnologia digital na sala de aula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ricardo Antunes de Sá
    Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, professor credenciado no Programa de Pós-Graduação e Educação da UFPR na Linha de Cultura, Escola e Ensino. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Ambiente e Sociedade na Linha de Educação, Complexidade e Escola. Professor Adjunto III do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná
  • Fabrícia Cristina Gomes
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná –USPR. Pedagoga da Rede Municipal de Ensino de Araucária.

Downloads

Publicado

19-12-2012

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL NA PRÁTICA EDUCATIVA DOS PROFESSORES. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1104. Acesso em: 15 dez. 2025.