O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL NA PRÁTICA EDUCATIVA DOS PROFESSORES

Autores

  • Ricardo Antunes de Sá
  • Fabrícia Cristina Gomes

Resumo

Este artigo é resultado de um estudo exploratório inicial, de abordagem qualitativa, realizado com setenta e cinco professores dos anos iniciais do ensino fundamental de quinze escolas do município de Araucária-PR, com a finalidade de investigar a prática pedagógica dos referidos docentes após a implantação do Projeto Um Computador por Aluno. Referências utilizadas no estudo foram: André (1998); Brito (2009); Castells (2002); Carvalho (2000); Freitas (2006); Forquin (1993); Ludke e André (1986); Moran (2000, 2007); Morin (2005); Valente (1999). Os dados coletados foram coletados por meio de questionários fechados e, a partir da análise dos mesmos, foi possível identificar o nível de apropriação pedagógica dos professores em relação à integração da tecnologia digital na sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Antunes de Sá

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, professor credenciado no Programa de Pós-Graduação e Educação da UFPR na Linha de Cultura, Escola e Ensino. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Ambiente e Sociedade na Linha de Educação, Complexidade e Escola. Professor Adjunto III do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná

Fabrícia Cristina Gomes

Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná –USPR. Pedagoga da Rede Municipal de Ensino de Araucária.

Downloads

Publicado

19-12-2012

Como Citar

ANTUNES DE SÁ, Ricardo; GOMES, Fabrícia Cristina. O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL NA PRÁTICA EDUCATIVA DOS PROFESSORES. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/1104. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos