Transformações Históricas do Processo de Trabalho Docente

Autores

  • Samira Saad Pulchério Lancillotti Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

O presente estudo tem por objeto a análise da constituição histórica do processo de trabalho docente, desde a transição do feudalismo para o capitalismo, até a contemporaneidade. O objetivo principal é apreender os impactos das transformações materiais da sociedade sobre o processo e a natureza do trabalho docente. As fontes da pesquisa são algumas das propostas educacionais mais desenvolvidas de cada tempo histórico, expressas em obras clássicas, e na produção historiográfica da área. Também são tomados para estudo textos clássicos da economia política e da administração científica. O referencial teórico metodológico é a ciência da história tal como concebida por Marx e Engels, a discussão assenta-se na teorização marxiana e marxista acerca da categoria trabalho.

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Publicado

14-09-2010

Como Citar

LANCILLOTTI, S. S. P. Transformações Históricas do Processo de Trabalho Docente. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 12, n. 1, 2010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/179. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos