Diálogos e práticas no atendimento educacional especializado: a colaboração no processo de escolarização de um aluno surdo do Município de Craíbas/AL

Autores

  • Viviane Nunes Sarmento
  • Neiza de Lourdes Frederido Fumes

Resumo

O presente estudo objetivou buscar, através de uma abordagem colaborativa, diálogos com a professora do Atendimento Educacional Especializado que contribuíssem na escolarização de um aluno surdo do Ensino Fundamental I. Proporcionar momentos de reflexões em torno da prática docente no AEE que envolvem o indivíduo com surdez. Para tanto, foram participantes: uma professora do AEE e um aluno surdo integrantes de uma escola pública municipal de Craíbas/ AL. Diante do exposto, percebemos que a colaboração favoreceu situações de diálogos e, por conseguinte, a reflexão conjunta de conhecimentos, práticas, atitudes e percepções sobre a educação da pessoa surda. Verificamos ainda a contribuição para com a ampliação do vocabulário em Libras e, consequentemente, em torno do processo de compreensão do aluno surdo perante o trabalho na sala de atendimento e nas suas relações sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SARMENTO, V. N.; FUMES, N. de L. F. Diálogos e práticas no atendimento educacional especializado: a colaboração no processo de escolarização de um aluno surdo do Município de Craíbas/AL. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, [S. l.], v. 16, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2085. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos