A importância da conscientização nas estratégias de educação ambiental para a solução de questões socioambientais locais, na ótica dos moradores de Laranjal do Jari/AP

Autores

  • Eliana do Socorro de Brito Paixão
  • Ana Maria de Oliveira Cunha

Resumo

Este artigo é parte da tese de doutorado intitulada “A realidade socioambiental de Laranjal do Jari/AP: soluções apontadas por moradores na perspectiva da educação popular”. O objetivo é  discutir proposições expressadas por moradores da cidade de Laranjal do Jari/AP, relativas à Educação Ambiental, com foco nas questões socioambientais locais. A morfologia da cidade coincide com a instalação do Projeto Jari, o qual atraiu intenso fluxo migratório. Parte dos moradores habita em palafitas sobre as águas do Rio Jari, configurando uma enorme favela fluvial, e notável insalubridade ambiental. A pesquisa se ancorou na abordagem qualitativa e as atividades de campo foram moldadas no Círculo de Cultura, sendo os sujeitos, moradores da referida cidade. A pesquisa apontou a necessidade de se projetar estratégias de Educação Ambiental que sejam disciplinares; comunitárias; que promova a conscientização ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

PAIXÃO, Eliana do Socorro de Brito; CUNHA, Ana Maria de Oliveira. A importância da conscientização nas estratégias de educação ambiental para a solução de questões socioambientais locais, na ótica dos moradores de Laranjal do Jari/AP. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 16, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2088. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos