A importância da conscientização nas estratégias de educação ambiental para a solução de questões socioambientais locais, na ótica dos moradores de Laranjal do Jari/AP
Resumo
Este artigo é parte da tese de doutorado intitulada “A realidade socioambiental de Laranjal do Jari/AP: soluções apontadas por moradores na perspectiva da educação popular”. O objetivo é discutir proposições expressadas por moradores da cidade de Laranjal do Jari/AP, relativas à Educação Ambiental, com foco nas questões socioambientais locais. A morfologia da cidade coincide com a instalação do Projeto Jari, o qual atraiu intenso fluxo migratório. Parte dos moradores habita em palafitas sobre as águas do Rio Jari, configurando uma enorme favela fluvial, e notável insalubridade ambiental. A pesquisa se ancorou na abordagem qualitativa e as atividades de campo foram moldadas no Círculo de Cultura, sendo os sujeitos, moradores da referida cidade. A pesquisa apontou a necessidade de se projetar estratégias de Educação Ambiental que sejam disciplinares; comunitárias; que promova a conscientização ambiental.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .