Estratégias transdisciplinares na construção da consciência do discente universitário

Autores

  • Maribel Oliveira Barreto
  • Maria Cândida Borges de Moraes

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as contribuições da transdisciplinaridade, no processo de construção da consciência de discentes vinculados a um Programa de Pós-graduação em Educação, mestrado e doutorado. A metodologia de pesquisa foi com base nos referenciais teóricos da complexidade e da transdisciplinaridade, envolvendo três elementos da transdisciplinaridade: os níveis de realidade; o terceiro incluído; e a complexidade. A amostra foi representada por cinco discentes. Constata-se que a transdisciplinaridade implica em dialogicidade, complementaridade, co-implicações, mudanças e transformações dos processos auto-eco-organizadores. Como principais contribuições da transdisciplinaridade no processo de construção da consciência, destaca-se: capacidade de abertura, visão ampliada da realidade, acolhimento ao imprevisível e desenvolvimento pessoal e profissional. Conclui-se que a docência transdisciplinar, fundamentada na consciência, inspira aos sujeitos nova forma de ver, pensar e agir num processo permanente de construção, desconstrução e reconstrução.

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Publicado

18-12-2015

Como Citar

BARRETO, Maribel Oliveira; MORAES, Maria Cândida Borges de. Estratégias transdisciplinares na construção da consciência do discente universitário. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 17, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2408. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda