INATEL:
Instituto Nacional de Telecomunicações
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2018v20n1p11-32Resumo
O artigo intitulado INATEL: Instituto Nacional de Telecomunicações tem o objetivo de reconstituir a história da instituição INATEL a partir de fontes primárias, oficiais ou não, jornalísticas, testemunhais e bibliográficas, visando responder a seguinte indagação: de que forma o INATEL, considerando sua dimensão e expressividade atuais, se instituiu em condições históricas e geográficas aparentemente tão desfavoráveis? A metodologia utilizada consistiu no levantamento das fontes no arquivo do centro de memória do INATEL, a seleção delas, com a posterior análise para a construção de uma narrativa histórica, que se baseia em uma pesquisa de reconstrução do passado através das mais diversas bases documentais, tais como: livros, depoimentos, atas, jornais, etc, permeadas pelo olhar circunstanciado e referenciado de um pesquisador. Os resultados obtidos viabilizaram uma escrita historiográfica do INATEL, ou seja, a escrita da história do Instituto, bem como a obtenção de um conjunto de indicadores que viabilizaram aproximar respostas à questão formulada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .