Cinema e o ensino do Direito: elementos para uma reflexão acerca das possibilidades de crítica a partir do uso do cinema como recurso pedagógico no ensino jurídico
Resumo
Com o problema da crise pedagógica que atravessa o ensino jurídico brasileiro, torna-se necessário desenvolver metodologias alternativas ao modo tradicional de se lecionar direito. Uma alternativa que se popularizou nos últimos anos foi o uso do cinema como elemento de uma prática pedagógica reflexiva, em uma imbricação entre direito e arte. Neste breve estudo procuramos demonstrar como a sétima arte poderia ser pensada como um valioso instrumento da prática educacional e utilizada como instrumento de reflexão crítica no aprendizado jurídico, rompendo-se com o tradicional modelo pedagógico fundado na mera leitura de códigos e análise conceitual de institutos dogmáticos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .