Cinema e o ensino do Direito: elementos para uma reflexão acerca das possibilidades de crítica a partir do uso do cinema como recurso pedagógico no ensino jurídico

Autores

  • Renê Chiquetti Rodrigues
  • Diego Prezzi Santos
  • José Sebastião de Oliveira

Resumo

Com o problema da crise pedagógica que atravessa o ensino jurídico brasileiro, torna-se necessário desenvolver metodologias alternativas ao modo tradicional de se lecionar direito. Uma alternativa que se popularizou nos últimos anos foi o uso do cinema como elemento de uma prática pedagógica reflexiva, em uma imbricação entre direito e arte. Neste breve estudo procuramos demonstrar como a sétima arte poderia ser pensada como um valioso instrumento da prática educacional e utilizada como instrumento de reflexão crítica no aprendizado jurídico, rompendo-se com o tradicional modelo pedagógico fundado na mera leitura de códigos e análise conceitual de institutos dogmáticos.

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Publicado

20-09-2016

Como Citar

RODRIGUES, Renê Chiquetti; SANTOS, Diego Prezzi; OLIVEIRA, José Sebastião de. Cinema e o ensino do Direito: elementos para uma reflexão acerca das possibilidades de crítica a partir do uso do cinema como recurso pedagógico no ensino jurídico. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 18, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2684. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Demanda