Rastros de memórias das práticas disciplinares instituídas no Colégio Pedro II:

um olhar para o livro de ocorrência

Autores

  • Tatyana Marques de Macedo Cardoso Colégio Pedro II/UFF
  • Claudia Maria Costa Alves de Oliveira UFF

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n1p29-46

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar as práticas disciplinares instituídas aos discentes do Colégio Pedro II, no período em que essa instituição modelar de ensino foi fundada (1837). Será utilizado, para essa pesquisa, o primeiro livro de ocorrência disciplinar, datado de 1858, finalizando em 1859. Pretendemos responder a seguinte questão: de que maneira a disciplina imposta no Colégio Pedro II estava de acordo com a normatização de condutas que deveriam ser seguidas como regras para a boa convivência no ambiente escolar? Assim, incutir formas civilizadas de conduta pessoal e moral faziam parte de uma cultura escolar e, por essa razão, buscamos compreender as práticas disciplinares utilizadas no Colégio Pedro II que visavam formar “o bom cidadão”. Tal pesquisa permitirá alargar os conhecimentos acerca do cotidiano escolar daquela instituição de ensino, além de contribuir para a memória institucional e para a pesquisa em história da educação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatyana Marques de Macedo Cardoso, Colégio Pedro II/UFF

Bibliotecária do Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II. Mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Claudia Maria Costa Alves de Oliveira, UFF

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense(1982), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense(1990), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo(2000) e pós-doutorado pela Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales(2011). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas:exército, intelectuais, ensino, política, Império. 

Publicado

2017-05-12

Como Citar

DE MACEDO CARDOSO, T. M.; OLIVEIRA, C. M. C. A. de. Rastros de memórias das práticas disciplinares instituídas no Colégio Pedro II:: um olhar para o livro de ocorrência. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 19, n. 1, 2017. DOI: 10.22483/2177-5796.2017v19n1p29-46. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2694. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos