Identidade e profissionalidade na formação inicial de professores de educação infantil
Resumo
Este artigo aborda questões relativas ao professor de educação infantil, enfocando a construção de sua identidade na formação inicial. Constitui-se de resultado de pesquisa cujo problema centrou-se nos aspectos que envolvem a construção da identidade e da profissionalidade docente. O objetivo é discutir o papel da formação inicial nessa relação, pois concebemos esse espaço como um lócus central para revisão de concepções. De natureza bibliográfica, nosso referencial teórico apoia-se na Pedagogia Histórico-Crítica e na Teoria Histórico-Cultural de desenvolvimento humano. Discutimos, ao final, a concepção de professor de educação infantil, identificando aspectos que envolvem a construção de sua identidade e profissionalidade. Convergimos, assim, na busca por uma educação de qualidade, englobando a importância de uma formação inicial docente, vinculada à busca de reconhecimento.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .