Identidade e profissionalidade na formação inicial de professores de educação infantil

Autores

  • Jaqueline Cristina Massucato de Paula
  • Aline Aparecida Akamine
  • Heloisa Helena Oliveira de Azevedo

Resumo

Este artigo aborda questões relativas ao professor de educação infantil, enfocando a construção de sua identidade na formação inicial. Constitui-se de resultado de pesquisa cujo problema centrou-se nos aspectos que envolvem a construção da identidade e da profissionalidade docente. O objetivo é discutir o papel da formação inicial nessa relação, pois concebemos esse espaço como um lócus central para revisão de concepções. De natureza bibliográfica, nosso referencial teórico apoia-se  na Pedagogia Histórico-Crítica e na Teoria Histórico-Cultural de desenvolvimento humano. Discutimos, ao final, a concepção de professor de educação infantil, identificando aspectos que envolvem a construção de sua identidade e profissionalidade. Convergimos, assim, na busca por uma educação de qualidade, englobando a importância de uma formação inicial docente, vinculada à busca de reconhecimento.

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Publicado

2016-11-25

Como Citar

PAULA, Jaqueline Cristina Massucato de; AKAMINE, Aline Aparecida; AZEVEDO, Heloisa Helena Oliveira de. Identidade e profissionalidade na formação inicial de professores de educação infantil. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 18, n. 3, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2854. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Secção

Artigos de Demanda