Percepções de professores de Educação Física sobre educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n2p291-306Resumo
Este estudo objetivou analisar as percepções de professores de Educação Física sobre a inclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino. Trata de uma pesquisa descritiva e analítica, qualitativa, tendo como informantes 9 professores de Educação Física de 3 escolas públicas estaduais do município de Jequié-Bahia. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados através da Técnica de Análise de Conteúdo Temática Categorial. Como resultados obtivemos 4 categorias: Percepção sobre educação inclusiva; A escola como espaço inclusivo; Formação profissional frente ao processo de inclusão e Prática pedagógica no contexto inclusivo. Concluímos que para ocorrer a inclusão no contexto regular faz-se necessária e urgente a formação continuada dos professores; aquisição de materiais e recursos para o trabalho; eliminação das barreiras arquitetônicas e, consequentemente, melhoria das condições de trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo para fins não comerciais, desde que atribuam ao(s) autor(es) o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito da primeira publicação para a Quaestio: Revista de Estudos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba.
Outros acordos contratuais podem ser feitos pelos autores, para posterior distribuição da versão do artigo (por exemplo em páginas institucionais ou pessoais, ou em livro), explicitando que o trabalho foi publicado nesta revista .