Percepções de professores de Educação Física sobre educação inclusiva

Autores

  • Ramon Missias-Moreira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n2p291-306

Resumo

Este estudo objetivou analisar as percepções de professores de Educação Física sobre a inclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino. Trata de uma pesquisa descritiva e analítica, qualitativa, tendo como informantes 9 professores de Educação Física de 3 escolas públicas estaduais do município de Jequié-Bahia. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados através da Técnica de Análise de Conteúdo Temática Categorial. Como resultados obtivemos 4 categorias: Percepção sobre educação inclusiva; A escola como espaço inclusivo; Formação profissional frente ao processo de inclusão e Prática pedagógica no contexto inclusivo. Concluímos que para ocorrer a inclusão no contexto regular faz-se necessária e urgente a formação continuada dos professores; aquisição de materiais e recursos para o trabalho; eliminação das barreiras arquitetônicas e, consequentemente, melhoria das condições de trabalho.

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Biografia do Autor

Ramon Missias-Moreira, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialista em Atividade Física, Educação e Saúde para Grupos Especiais pela Faculdade da Cidade do Salvador. Graduado em Educação Física pela UESB. Docente do Curso de Educação Física da UESB.

Publicado

04-09-2017

Como Citar

MISSIAS-MOREIRA, R. Percepções de professores de Educação Física sobre educação inclusiva. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, 2017. DOI: 10.22483/2177-5796.2017v19n2p291-306. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2865. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos