Visão atual das pesquisas nacionais sobre afetividade e ensino de física

Autores

  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo
  • Luiz Marcelo Darroz
  • Ana Claudia Tasso dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n3p711-733

Resumo

O presente estudo tem como objetivo mapear o estado atual das investigações em afetividade e ensino de Física, para identificar os focos de interesse e apontar questões para futuras pesquisas. Ao total, foram investigados 3.508 artigos e resultados da análise indicaram a existência de nove artigos sobre a temática afetividade e ensino de Física, que foram considerados objetos de estudo. Depois de lidos e analisados, os artigos foram estruturados em categorias, correspondendo às componentes indicadas por Lafortune e Saint-Pierre (1995). Dessa análise, constatou-se que há um reduzido número de estudos na temática e que a prioridade está em investigações no campo da motivação e emoção. Os resultados suscitam investigações futuras referentes à produção internacional e inferem a necessidade de realizar estudos, considerando aspectos como atitudes, atribuição e confiança em si mesmo em relação ao ensino de Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

16-11-2017

Como Citar

ROSA, Cleci Teresinha Werner da; DARROZ, Luiz Marcelo; SANTOS, Ana Claudia Tasso dos. Visão atual das pesquisas nacionais sobre afetividade e ensino de física. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 19, n. 3, 2017. DOI: 10.22483/2177-5796.2017v19n3p711-733. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2907. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos