As (cada vez mais) novas tecnologias inseridas no cotidiano escolar sob a ótica docente

Autores

  • Leandro Petarnella Universidade Nove de Julho
  • Leandro Nhoncance Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.22483/2177-5796.2017v19n3p669-688

Resumo

Este trabalho objetivou desvelar a percepção e/ou o entendimento docente sobre os atuais desafios para a utilização novas tecnologias em práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Para tanto, utilizou-se da técnica da análise do conteúdo preconizada por Bardin (2007) como metodologia de análise aplicada às respostas de 07 professores atuantes em uma escola da rede pública de ensino em São Paulo/SP. A interpretação e discussão dos dados permitiu-nos concluir que a inovação nas práticas pedagógicas, segundo os entrevistados ainda depende, intrinsicamente, do apoio e de ações governamentais que objetivem tal finalidade. Ainda: os resultados apontam para uma falsa percepção docente de que as novas tecnologias não são capazes de promover mudanças nas práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Petarnella, Universidade Nove de Julho

Doutor em Educação pela Universidade de Sorocaba e em Administração pela Universidade Nove de Julho. Professor da Diretoria de Ciências Gerenciais da Universidade Nove de Julho.

Leandro Nhoncance, Universidade Nove de Julho

Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Diretoria de Ciências Gerenciais da Universidade Nove de Julho e da Rede Estadual de Educação do Estado de São Paulo.

Publicado

2017-11-16

Como Citar

PETARNELLA, L.; NHONCANCE, L. As (cada vez mais) novas tecnologias inseridas no cotidiano escolar sob a ótica docente. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 19, n. 3, 2017. DOI: 10.22483/2177-5796.2017v19n3p669-688. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2950. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos